
A Secretaria de Segurança de São Paulo encarcerou recente pesquisa sobre vitimização, inciada em 2005 e que jamais teve suas conclusões reveladas à opinião pública. No Rio, a pasta promoveu uma "limpa" nos quadros da Instituto de Segurança Pública (ISP) - encarregado da tabulação dos números da criminalidade. Há quem diga que a cúpula do governo fluminense ficara contrariada com a rotina do instituto de passar os números da violência nossa de cada dia à imprensa, mesmo quando estes não eram favoráveis ao Palácio Guanabara - sede do Executivo fluminense.
Transcrevo abaixo trecho da reportagem publicada na edição de hoje (11/08) pelo jornal Folha de S.Paulo, no qual a pasta comandada pelo secretário Ronaldo Augusto Marzagão recua da decisão de tornar públicas as conclusões do estudo encomendado à Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) há quase dois anos.
"A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo decidiu engavetar uma pesquisa de vitimização, na qual a população relata os crimes de que foi vítima, por considerar que havia erros no levantamento. Numa segunda versão sobre o engavetamento do estudo, a secretaria informou que a pesquisa não estava pronta.
A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que fez a pesquisa, disse à Folha que em nenhum momento a secretaria apontou esse tipo de problema nas discussões iniciadas em 2005. Tanto que a pasta encomendou uma segunda rodada da mesma pesquisa à instituição, também ligada ao governo do Estado.
A pesquisa demorou quase dois anos para ser concluída, na visão dos técnicos da fundação -de novembro de 2005 a outubro do ano passado. Nesse período, a fundação fez entrevistas em 3.000 domicílios sobre os crimes de que os moradores haviam sido vítimas nos últimos seis meses que não haviam sido comunicados à polícia. Os resultados foram mantidos em sigilo pela Secretaria da Segurança Pública -o Seade, a quem a pesquisa foi encomendada, não pode divulgá-la por razões contratuais. A secretaria também se recusa a informar o quanto pagou pelo estudo..."