24 novembro 2008

Flu e Inter fracassam e permanecem fora da Libertadores em 2009

Foram inócuas as tratativas de Fluminense e Internacional de Porto Alegre de disputar a Copa Libertadores de 2009, ocupando as vagas das três equipes peruanas punidas com suspensão pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A virada de mesa pretendida pelos dirigentes cariocas e gaúchos se revelaria uma página negra na história dos dois clubes brasileiros, de tradição inconteste, mas que em 2008 não conseguiram, pelo que exibiram dentro de campo, reivindicar o direito de disputar a competição continental no ano que vem. O Flumimense até que esteve perto, ao decidir o título deste ano contra a LDU, do Equador, no dia 2 de julho. A equipe equatoriana acabou sagrando-se campeã, ganhando do tricolor nos pênaltis, em pleno Maracanã, diante de mais de 80 mil torcedores.

Qualquer iniciativa dos dois clubes brasileiros de tentar impor sua presença na competição em 2009, ignorando os critérios técnicos estabelecidos pela Conmebol, configuraria virada de mesa. Graças ao bom senso dos dirigentes da Confederação Sul-Americana, a pretensão não passou de um sonho de primavera.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
AE - Agência Estado

Fifa suspende Peru de competições internacionais


ASSUNÇÃO - A Fifa decidiu nesta segunda-feira suspender o Peru de todas as competições internacionais por causa do conflito entre a federação de futebol e o governo do país, mas não há chance de a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) colocar Internacional ou Fluminense na próxima edição da Libertadores nas vagas das equipes peruanas.

O assunto será resolvido no próximo dia 19 de dezembro, em reunião do Comitê Executivo da Fifa. O mais provável é que, caso a situação da Federação Peruana não seja regularizada, a Conmebol dê uma vaga a mais na Libertadores para três países que seriam definidos por sorteio. Se o Brasil for um desses países, o time que terminar em quarto lugar no Brasileirão não disputará uma vaga na fase preliminar e irá direto para a fase de grupos.

O Internacional tinha esperança de herdar uma das três vagas reservadas aos clubes peruanos se ganhar o título da Copa Sul-Americana (nesta quarta fará o primeiro jogo da final contra o Estudiantes, na Argentina). E o Fluminense sonhava em ser indicado por ter sido vice-campeão do torneio neste ano. O sorteio que definirá os grupos da Libertadores de 2009 será realizado nesta terça (25), em Assunção, no Paraguai. As três vagas destinadas aos times peruanos ficarão abertas.

Santa Catarina pede socorro

As chuvas castigam há pelo menos 50 dias o estado de Santa Catarina. O governador Luiz Henrique da Silveira(PMDB) decretou estado de emergência no estado e, segundo a Defesa Civil, 33 pessoas já morreram em conseqüência da enxurrada.

Fuzil com guaraná


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, negou que tenha participado de ações armadas durante a ditadura, inclusive do assalto à casa do ex-governador de São Paulo Ademar de Barros. Ela admitiu, contudo, que aprendera a montar e a desmontar um FAL (fuzil automático leve) "de olhos fechados" durante os anos em que atuou nas fileiras contra os governos militares. A preferida do presidente Lula para sua sucessão em 2010 reafirmou que o crime de tortura "é imprescritível". Dilma Roussef rebateu que esteja pavimentando sua caminhada rumo ao Palácio do Planalto, mas ressaltou que ser presidente do Brasil "é um sonho de qualquer brasileiro".

A ministra foi a entrevistada, neste domingo (23) à noite, do talk show "É Notícia", apresentado pelo jornalista Kennedy Alencar, repórter especial da Folha de S. Paulo, e levado ao ar pela Rede TV. Ela elogiou as iniciativas do governo diante da crise financeira mundial e garantiu a realização das obras do PAC. A ministra, que tem fama de durona, admitiu que costuma cobrar com rigor o cumprimento do cronograma das obras do PAC, lembrando, contudo, que não abre mão de suas caminhadas matinais em Brasília antes de encarar sua jornada diária de trabalho, nunca inferior a 13 horas.

Durante a entrevista, Dilma se mostrou bastante à vontade, e revelou que prefere guaraná a suco de abacaxi. Ela se disse fã de Chico Buarque e que tem no escritor Machado de Assis um ídolo. A ministra elogiou os governadores José Serra(PSDB), Paulo Hartung (PSB) e Sérgio Cabral (PMDB), representantes, segundo ela, "de uma nova safra de governadores". Sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Dilma destacou sua importância para o país, elogiando a atuação de seu governo na elaboração da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela observou, entretanto, que diverge dos "tucanos" "na forma de ver o Brasil". A ministra falou da importância da existência de um arco de alianças para garantir a governabilidade do país, não descartando uma aproximação do PT com o PSDB num futuro ainda distante.

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog