29 janeiro 2009

Proteção personalizada

Parece surreal e é. A polícia baiana resolveu colocar à disposição dos turistas - brasileiros e/ou estrangeiros - que visitam a chamada Grande Salvador um serviço de escolta armada à paisana, a fim de proteger os visitantes das investidas das quadrilhas que têm agido numa proporção alarmante desde dezembro passado.

O que se questiona não é a legitimidade do serviço, mas sim sua abrangência. Evidente que o governo de Jaques Wagner (PT) tem todo o interesse de proteger a atividade turística no estado, sobretudo na capital baiana, um dos destionos mais procurados pelos visitantes de todo o país e do mundo. Os recursos provenientes do turismo na Bahia não podem sob forma alguma ser desprezados, sobretudo, em tempos de crise financeira, com o dinheiro e os investimentos cada vez mais escassos.

O que se pergunta é se o serviço estará à disposição daqueles que, embora não sejam turistas, se vêem ameaçados pelos criminosos. Sim, porque à luz da lei, todo cidadão, seja ele natural ou não da cidade, tem direito à segurança provida pelo Estado. A procura pelo serviço, que é gratuito, aumentou consideravelmente este mês, quando a polícia recebeu dez solicitações. De 6 de dezembro a 6 de janeiro deste ano, foram registradas 71 ocorrências de furtos e roubos contra turistas na capital baiana.

Os pedidos de proteção são encaminhados à Deltur (Delegacia de Proteção ao Turista). No ano passado, quando o serviço ainda funcionava em caráter experimental, a polícia baiana recebeu somente duas solicitações de escolta. Este ano, o serviço se estenderá por todo o verão. "O número de escoltas neste mês deve ser ainda maior porque as principais agências de receptivos da Bahia colocam seguranças particulares para acompanhar os turistas, e esses dados não são computados oficialmente", declara Pedro Costa, ex-presidente da empresa de turismo de Salvador e conselheiro da Associação Brasileira de Agências de Viagem.

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog