01 novembro 2008

Paixão ressuscitada

Quando entrar no cockipit de sua Ferrari neste domingo (02) em Interlagos, o piloto brasileiro Felipe Massa levará consigo não só a responsabilidade de ganhar o mundial de pilotos para a escuderia italiana, como também a esperança depositada por milhares de brasileiros, que vêem em Massa uma espécie de sucessor do eterno Ayrton Senna. A tarefa de Massa não será nada fácil. Sete pontos o separam do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, líder do mundial.

No ano passado, Hamilton cometeu uma sucessão de erros nos circuitos da China e em Interlagos, que lhe valeram o título, que estava em suas mãos. Passado um ano, Hamilton amadureceu, sua equipe conseguiu montar um carro superior ao da temporada passada, o que torna o piloto britânico favorito ao título e um adversário difícil de ser batido.

No entanto, na F-1 são tantos os fatores que determinam quem vai cruzar a linha de chegada nas primeiras posições, que é prematuro fazer qualquer prognóstico ou apontar de antemão quem sairá do circuito de Interlagos com o título. Pela alta complexidade que cerca o circo da F-1, o imponderável é uma realidade que não deve e não pode ser desprezada.

Uma coisa, porém, é certa. Felipe Massa terá neste domingo, dia que homenageamos os mortos, a oportunidade única de fazer ressuscitar a paixão que há 30 anos leva a torcida brasileira a acordar cedo aos domingos, para acompanhar pela TV as manobras arriscadas, o arrojo do seu ídolo no comando de um F-1 serpenteando os circuitos pelo mundo afora. Foi assim com José Carlos Pace, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Neson Piquet e, mais recentemente, com Rubinho Barrichello.

Desde a conquista do primeiro título mundial de Senna há 20 anos, o torcedor brasileiro, amante do automobilismo, não tem a mesma motivação para sentar-se diante da TV nas suas manhãs dominicais. E Massa pode, a partir deste domingo, ser o responsável por fazer ressuscitar este prazer.

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog