13 setembro 2025
O lado certo da história
Valeu cada passeata, cada post nesses anos de retrocesso, atraso e martírio. Fica a convicção de que optei pelo lado certo da história.
#bolsonaroNACADEIA2025
#AnistiapraGolpistaÉgolpe
Julgamento do golpe acentuou desejo de prisão de Bolsonaro, aponta pesquisa
A mais recente pesquisa de opinião do DataFolha indica que a prisão de Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses pelo Supremo Tribunal Federal por tentar um golpe de Estado, é defendida por 50% dos brasileiros, contra 43% que se mostraram contrários à medida restritiva de liberdade. Outros sete réus integrantes do chamado núcleo central da conspiração golpista também foram considerados culpados. Um marco na história política do país, que jamais levou para o banco dos réus aqueles que atentaram contra o Estado Democrático de Direito. Além do ex-mandatário do PL, generais de quatro estrelas, coronéis,tenente-coronéis e um almirante de esquadra foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República e responsabilizados criminalmente por se insurgirem contra a democracia.
Bolsonaro cumpre prisão preventiva domiciliar em Brasília, após descumpir as medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo. O Datafolha ouviu 2.005 eleitores na segunda (8) e na terça-feira (9), em meio ao julgamento de Bolsonaro no STF, em 113 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
Desde abril deste ano, quando o instituto realizou pela primeira vez a pergunta a seus entrevistados, há relativa estabilidade na percepção popular sobre o encarceramento do ex-presidente. Naquela ocasião, 52% eram a favor da prisão e 42%, contra. Na sondagem seguinte, em julho, houve um empate técnico: 48% a 46%, respectivamente. A diferença agora se acentuou com o início do julgamento, há duas semanas. Pouco antes da condenação de Bolsonaro, vista como inevitável, 50% acreditavam queo ex-presidente iria para a cadeia, diante de 40% que imaginavam o contrário.
Assinar:
Comentários (Atom)
Propósito
Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.
