12 novembro 2008

Sincretismo

Se não bastasse a goleada sofrida pelo Vasco diante do Atlético Mineiro, esta noite, em Belo Horizonte, o atacante Leandro Amaral ainda perdeu um pênalti, de forma bisonha, no último minuto da partida, quando o placar já estava decidido em favor dos mineiros (por 4 a 1). Com mais esta derrota, a equipe cruzmaltina se debate na zona perigosa, correndo o risco real de ser rebaixada à Série B no ano que vem. Ao Vasco restam três jogos, sendo que o último e derradeiro, de acordo com a tabela, será contra o Vitória da Bahia, em São Januário.

À colônia portuguesa, católica por convicção, na ânsia de livrar a equipe do rebaixamento, resta apelar aos orixás para "inspirar" o time.

Paixão nacional


PARIS - Os mais exigentes poderão até discordar do resultado final. Em se tratando de bumbum, sempre haverá controvérsias. Uma coisa, porém, é certa: o bumbum das brasileiras sempre foi motivo de orgulho e de elogios rasgados pelo mundo afora, além de ser a grande paixão nacional entre os homens.

A gaúcha Melanie Nunes Fronckowiak, de 20 anos, foi a vencedora do concurso do "Bumbum mais lindo do mundo" realizado hoje (12) na Cidade Luz.

Ela concorreu com 44 finalistas de 26 países e ganhou, além de um contrato de trabalho, um prêmio avaliado em 15 mil Euros. Nascida em Pelotas, a modelo brasileira deseja formar-se em comunicação social.

Troca-troca

A julgar pelo andar da carruagem, Avaí e Figueirense, os dois rivais catarinenses, vão se revezar na Série A do futebol brasileiro em 2009. Enquanto o Avaí já assegurou sua passagem à elite do futebol brasileiro no ano que vem - está em segundo lugar na Série B, atrás somente do campeão antecipado Corínthians -, o Figueirense, que no ano passado decidiu e perdeu a Copa do Brasil para o Fluminense, faz uma péssima campanha na Série A, ocupando a vice-lanterna da competição - só está à frente do Ipatinga. O Figueira é uma das equipes, ao lado do Vasco, que mais sofreu gols neste Brasileirão (65). E no próximo fim de semana, a equipe terá pela frente o líder e favorito à conquista do título deste ano, São Paulo.

Fofoca em alta

Li na Folha de S. Paulo que o programa "Vídeo Show", exibido à tarde pela TV Globo, de segunda à sexta, passará a ser exibido ao vivo a partir de 2009. A direção ficará por conta de Boninho. O formato do programa será alterado, passando a exibir os bastidores de celebridades e os acontecimentos mais recentes das novelas, no melhor estilo "TV Fama", da Rede TV.

Ou seja, a fofoca e os bastidores ganham espaço e, ao que parece, passam a ser o atalho para a garantia de alguns pontos a mais no Ibope.

Resta saber se a emissora irá contar os tapas e beijos que vira e mexe envolvem alguns atores do seu cast.

Por trás do seu sorriso

PLÍNIO FRAGA


RIO DE JANEIRO - Quem vê o sorriso espontâneo do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, talvez não imagine que o democrata foi beneficiário da mais completa máquina montada na história para analisar as preferências do eleitor.
"Microtargeting" é a palavra-chave pare entender a estratégia eleitoral de Obama. Consiste em atuar, como permite deduzir a palavra em inglês, em microalvos, utilizando-se de modelos matemáticos e computadores. Reportagem do "New York Times" explicou como.
Os computadores eram alimentados com dados diversos de uma determinada região: quais os carros mais vendidos, quais as revistas e os jornais mais lidos, quais os produtos mais consumidos, qual a quantidade e linha de grupos culturais, sociais e econômicos preponderantes, além das óbvias informações de renda e escolaridade. A partir daí, era possível construir um arcabouço sobre quais valores e conceitos eram mais importantes para aquela comunidade e adequar o discurso do candidato e as inserções publicitárias a esses anseios.
Por exemplo, uma região de forte atuação de grupos cristãos conservadores, tradicionalmente republicana, mostrou-se bastante sensível a discursos em defesa do ambiente. Tinha uma das maiores taxas de reciclagem de lixo do país. Para conquistar esses eleitores, a campanha de Obama tentava demonstrar quanto o democrata era mais receptível ao tema do que McCain.
O "microtargeting" começou a ser usado pelos republicanos em 2000, mas foi potencializado pelos milhões de dólares arrecadados pelos democratas, que permitiram a extensão das suas bases de dados.
Há muito as campanhas deixaram de ser conduzidas por uma mal definida sapiência política e estão cada vez mais submetidas às regras mercadológicas. Pouca coisa era espontânea na campanha de Obama, talvez nem mesmo o seu sorriso.

*Publicado na edição de 12/11 da Folha de S.Paulo

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog