20 outubro 2006

Faca na ponta da bota

Tudo bem que o fôlego eleitoral de Alckmin no Sul do país foi superior ao de Lula no primeiro turno. Mas por curiosidade, este blogger resolveu esquadrinhar o site do TSE em busca dos números dos dois candidatos no Rio Grande do Sul, onde Lula perdeu praticamente em quase todas as cidades - com exceção de Esperança do Sul, no extremo Chuí e em Vitória das Missões. Lula fora flagrado num vídeo (data incerta), referindo-se à cidade de Pelotas de forma preconceituosa. Em tempo: Pelotas tem 239.370 eleitores, dos quais 110.528 são do sexo masculino.

Eis o vídeo que circula na Internet e eternizado no YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=hubUjBVo1VQ&mode=related&search=


Em Pelotas, Geraldo Alckmin venceu com 102.270 votos, o equivalente a 49,94% dos votos válidos do município. Lula, por sua vez, obteve 55.232 votos, ou seja, 26,97% dos votos válidos. Heloísa Helena, do PSOL, ficou com a terceira colocação, conseguindo parcos 24.551 votos, representando 11,99% dos votos.
Uma coisa pode não ter relação com a outra, mas fica o registro. Conforme o ditado regional, "o gaúcho traz a faca na ponta da bota".

Debate: o troféu de vencedor vai para o povo.

Não assisti ao debate entre o Lula e o Alckmin exibido na noite de ontem pelo SBT. No entanto, após uma rápida leitura dos jornais, pude perceber que este, ao contrário do exibido pela Band há duas semanas, foi mais propositivo, mais esclarecedor, apesar das ironias e sarcasmos exibidos por ambos os candidatos em alguns momentos do debate. Ao que parece, temas da mais alta relevância como a saúde e a segurança puderam ser discutidos durante o encontro. Bom. Debates servem exatamente para isso. Para esclarecer o eleitorado, dirimir dúvidas, reafirmar posições sobre este aquele assunto de interesse da população. Preferências e convicções políticas à parte, democracia é isso: liberdade de expressão, de pensamento, de idéias. O debate sempre foi e será saudável para o fortalecimento da sociedade, evolução das instituições. O eleitor agradece!

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog