30 março 2013

Este bonitão aí da foto que exibo com orgulho, faz hoje, dia 30, 17 anos. Meu filho Igor Homem, a quem amo mais que a mim mesmo. Desejo a vc filho muita saúde, e peço a Deus que te proteja, e ilumine sempre os seus caminhos. Parabéns muleke!

26 março 2013

Prefeitura do Rio interdita estádio do Engenhão

Há de se registrar um adendo na iniciativa do prefeito carioca Eduardo Paes de interditar o estádio do Engenhão por tempo indeterminado. São inegáveis os transtornos que tal medida extrema representará para o futebol, especialmente para os quatro grandes clubes do Rio. Observa-se na medida o caráter preventivo, estimulado pelos relatos de especialistas, o que de certa forma afasta a eventual suspeita de oportunismo político. O mesmo não se pode dizer da Prefeitura de Santa Maria (RS), cuja negligência na sua atribuição de fiscalizar acabou por contribuir decisivamente para a tragédia na boate Kiss.

14 março 2013

Batina e farda

Há de se ter cautela nesses dias que se seguem à escolha do novo papa quanto às afirmações desprovidas de qualquer embasamento de que o Papa argentino Francisco guarda em seu passado uma atuação resignada diante dos atos de violação dos direitos humanos durante a sangrenta ditadura militar argentina. Penso que nós, brasileiros, distantes do problema por razões óbvias, devemos aguardar as manifestações dos historiadores do país vizinho, para a preservação da verdade.

13 março 2013

A censura como troco

Não andam amistosas as relações da imprensa de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, com as autoridades policiais da região. A justificativa deve-se às recentes reportagens publicadas por parte da imprensa local, dando conta do aumento do número de homicídios registrados na cidade recentemente. Muito embora o comando da Polícia Militar acene com a promessa de um armistício, fica o registro e o nosso protesto, por sinal muito bem feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), conforme pode-se ler no link abaixo. Registros de ocorrência inconsistentes e a demora na divulgação das ocorrências são algumas das queixas feitas pelos jornalistas mineiros. Em pleno século XXI, quando até o teor dos documentos que remontam à ápoca da ditadura militar estão vindo a público, é inadmissível que o Poder Público, o Estado percorram o caminho inverso desse processo. A Lei de Transparência está em vigor. Cumpri-la é dever, e não favor. http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=2402 Em tempo: a presidente Dilma, quando de sua militância nos grupos de esquerda, chegou a ficar presa num quartel do Exército em Juiz de Fora.

11 março 2013

Desliga ou suspende

Impressiona a desfaçatez da médica suspeita de ter determinado o desligamento dos aparelhos que mantinham vivos alguns pacientes internados na UTI de um hospital em Curitiba. Em seu depoimento prestado à polícia, na semana passada, a médica desmentiu aquilo que se ouve claramente nas escutas realizadas pela polícia e autorizadas judicialmente. Ao justificar a utilização da expressão "desligar", o que obviamente nos remete ao ato de desligar um determinado aparelho, ela se defende, garantindo que estava se referindo ao ato de suspender uma determinada medicação ministrada que não estava mais fazendo efeito. Ora bolas. O que a doutora está tentando fazer? Não precisa ser médico, muito menos ter qualquer experiência em UTIs, para saber que quando recorremos ao verbo "desligar", nos referimos ao ato de interromper o funcionamento de um determinado aparelho. Quando nos referimos a um medicamento, cuja eficácia está sendo questionada ou que é inapropriado para uma determinada pessoa, utilizamos a expressão "suspender" sua indicação.

07 março 2013

Barbárie no photochart

Choca a notícia dando conta do assassinato do menino Alan de Souza, de 11 anos, cujo corpo foi encontrado, segunda-feira, com sinais de tortura, na Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista, no Rio. Em depoimento à polícia, a mãe do menino, que percorreu no fim de semana hospitais e delegacias à procura do filho, revelou que o corpo de Alan apresentava nas mãos perfurações feitas por pregos, além de ter tido as unhas dos pés e mãos arrancadas. As autoridades policiais do Rio têm o dever de investigar a fundo esse crime, a fim de identificar os autores de tamanha barbárie. Nota-se que a vítima tinha 11 anos. Independentemente de sua pouca idade,não se pode admitir que um fato dessa natureza ocorra em pleno século XXI, no Rio de Janeiro, sem que haja uma reação da população, sem que faça surgir um sentimento de revolta e indignação. A banalização da violência é tão perversa quanto à ação dos criminosos que interromperam precocemente a vida do pequeno Alan. Com 11 anos, Alan deveria estar na escola, brincando com os colegas de sua idade. Suspeita-se que o garoto fora sequestrado por seguranças do Joquéi Clube, na Gávea, por conta dos casos de furtos ocorridos na região. Não se justifica.

Museu de Arte do Rio; um tributo à Cidade Maravilhosa

Foi muito prazerosa a experiência de conhecer esta semana o Museu de Arte do Rio (MAR), erguido na Praça Mauá, no Centro do Rio. Frequentei o prédio antigo, que abrigava algumas repartições policiais, entre as quais, o sempre decadente hospital da polícia civil. O que era um aglomerado de salas imundas e vazias, repletas de infiltrações, deu lugar a um espaço destinado ao conhecimento e à preservação da história do Rio. O museu exalta não somente a reconhecida beleza da cidade, como sua origem e ainda a pluraridade do seu povo. Trata-se de um justíssímo tributo à Cidade Maravilhosa feito pela Prefeitura do Rio em parceria com a iniciativa privada.

05 março 2013

Câncer mata Hugo Chávez e interrompe um governo marcado pela polêmica. Chávez passava longe da democracia. Ex-militar, chegou ao poder pelo voto, mas falhou ao tentar se perpetuar no poder, investindo contra opositores e a imprensa. Lamento por sua morte, mas sua biografia ficará marcada pela opressão com que tratava os opositores e todos aqueles que lhe faziam críticas.

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog