14 junho 2025
LUGAR DE GOLPISTA É EM CASA
Não se iluda. A imensa maioria dos réus da trama golpista tem 70 anos ou mais. Alguns portando doenças diversas, num maior ou menor grau de complexidade. Na impossibilidade de conquistarem a improvável absolvição de seus clientes, os bem nutridos advogados de defesa correrão à corte com um propósito bem delineado: invocar o benefício da prisão domiciliar com pareceres emitidos por juntas médicas, sabe-se lá em que condições. Tá na lei.
Embora distante de um desfecho, a absolvição não me parece crível. A turba golpista está condenada. Não há muito a ser feito. O que resta é conheceremos a dosimetria aplicada pelos ministros.
Agora, cumprir a pena na cadeia, aquela que conhecemos, com tranca, banho de sol, dia de visitas regulares, vai uma distância muito grande.
Acredito que os vovôs do golpe serão efetivamente condenados, mas vão cumprir suas respectivas penas em casa. A sentença será acompanhada de uma série de medidas restritivas. A prisão domiciliar é prevista na Lei de Execução Penal e não é algo raro no Brasil, muito pelo contrário.
É certo que os condenados terão seus passaportes apreendidos, proibidos de se ausentar da comarca, de sair de casa , exceto quando for para consultas e exames médicos, impedidos de ter acesso à rede social etc.
Os golpistas mais novos, que gozam de boa saúde, de bom estado físico e mental, estes serão os que sofrerão de fato com
a restrição da liberdade, custodiados em regime fechado.
Inicialmente. Nada que não possa mudar mais à frente.
O tema certamente é tratado com muita reserva pelos ministros do STF, que avaliam o risco da corte vir a se transformar numa espécie de agente fomentador de uma eventual convulsão social. Isso é levado em conta. Sempre o foi ao longo do processo. Não estamos falando de jovens negros, oriundos das periferias. Estamos tratando de um ex presidente, de ex-ministros, de um delegado da Polícia Federal, de oficiais de alta patente das Forças Armadas, ainda que de pijama.
Não se pode ignorar que o Brasil é um país dividido. A esquerda ganhou legitimamente em 2022, mas o triunfo foi conquistado no photochat, conforme se fala no turfe.
Após sua inexorável condenação, penso que o ex-presidente, do alto dos seus 70 anos de idade, e com o abdômen todo retalhado, ficará pouquíssimo tempo custodiado numa unidade militar. A única prisão real é a de ventre, esta causada pela facada que o ex-mandatário recebera em Juiz de Fora, em 2018. O ato extremista será capaz de mandá-lo pra casa, local onde, penso eu, efetivamente deverá pagar pelo rosário de crimes que cometeu - não todos, há bem da verdade.
Os demais acusados, tão ou mais velhos do que o ex-presidente, leia-se Augusto Heleno, Walter Braga Neto, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier dos Santos, os chamados vovôs do golpe , esses deverão seguir pelo mesmo caminho. Se hoje ostentam um estado de saúde razoável, após o acórdão proferido pelo Supremo, vão, como num passe de mágica, ter os seus respectivos estados de saúde agravados, o que deverá suscitar uma enxurrada de pedidos de prisão domiciliar subscritos pelos seus procuradores.
Aquele que duvida, que atire a primeira pedra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Propósito
Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Nenhum comentário:
Postar um comentário