17 outubro 2006

Mico de ouro

No intuito de amealhar votos a pouco mais de dez dias do segundo turno, o presidente Lula pagou o maior mico ao afirmar, há uma semana, que não privatizaria a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O candidato fez a declaração ao advertir o eleitorado sobre os riscos, caso o PSDB reassuma o poder, de haver uma enxurrada de privatizações, referindo-se, obviamente, ao governo FHC, período em que a venda de algumas estatais foi implementada. Em Nova Iorque, ao lado dos executivos de Wall Street, o presidente da companhia desmentiu Lula. Demonstrando algum zelo ao se referir às declarações de Lula, Roger Agnelli garantiu que a Vale vai muito bem obrigado. Segundo ele, após a privatização, a empresa triplicou sua produção e alavancou o seu valor de mercado, que saltou de US$ 9 bilhões para US$ 55,8 bilhões, a partir de 2001.

http://br.news.yahoo.com/061024/5/1a5zk.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre Lula faz lamentáveis discursos,aliás,ñ deveria ser aprovado nem em redação de vestibular.Esse da Vale realmente vale como exemplo de total desinformação de uma privatização mt bem sucedida.

Anônimo disse...

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE AS PRIVATIZAÇÕES DA ERA FHC E SUAS CONSEQÜÊNCIAS, PARA O NOSSO PAÍS

O MOTIVO ALEGADO PELO EX-PRESIDENTE E SEU PARTIDO, PARA A VENDA DE NOSSAS ESTATAIS, FOI PRINCIPALMENTE O SEGUINTE:

REDUÇÃO DA DÍVIDA EXTERNA E CONSEQUENTEMENTE ABATIMENTO NA TAXA DE JUROS, PARA ATRAIR CAPITAL EXTERNO.

SABEMOS QUE NO FINAL DE SEU GOVERNO, NADA DISTO FOI ALCANÇADO, TRANSFORMANDO EM PÓ O PATRIMÔNIO PÚBLICO DA NOSSA QUERIDA E ADORADA NAÇÃO. E AINDA A FAMOSA DÍVIDA , DEU UM SALTO LÁ PARA CIMA, SUBIU, AUMENTOU, FICOU BEM MAIOR.

NADA DISSO OCORREU. PARA PIORAR, COM A ALTA DOS JUROS A DÍVIDA INTERNA BRASILEIRA, QUE ERA DE 154 BILHÕES EM 1998, SALTOU PARA 881 BILHÕES EM DEZEMBRO DE 2002.
NESTE MESMO PERÍODO, O GOVERNO FHC PROMOVEU UMA MUDANÇA DESASTRADA NO CÂMBIO, EXPONDO O PAÍS AOS EXPECULADORES. O BANCO CENTRAL QUEIMOU 40 BILHÕES DE DÓLARES DAS RESERVAS DE NOSSO PAÍS (DINHEIRO JOGADO FORA, DESPERDÍCIO, TUDO NO LIXO: HOSPITAIS, FACULDADES, PRESÍDIOS, ÁGUA POTÁVEL, ESGOTO, ESTRADAS...), TENTANDO, SEM ÊXITO, SUSTENTAR A COTAÇÃO DA MOEDA DIANTE DO ATAQUE DOS ESPECULATIVOS.

POR ISTO, AS TAXAS DE JUROS SOFRERAM UM REAJUSTE DE 44% EM 1999, APÓS O COLAPSO CAMBIAL DA ERA FERNANDO HENRIQUE.

COM O IMENSO AUMENTO DOS JUROS ACONTECEU UMA EXPLOSÃO DA DÍVIDA INTERNA E, PARA QUEM NÃO SABE: JUROS ALTOS, SOMOS NÓS QUE PAGAMOS. LOGO, TODO O DINHEIRO ARRRECADADO NAS PRIVATIZAÇÕES FORAM PARA O LIXO.
PARA PIORAR PERDEMOS PARTE DE NOSSO PATRIMÔNIO PÚBLICO ENTENDA:
O VALOR DE MERCADO DA VALE DO RIO DOCE EM 1996, ERA DE 9 BILHÕES DE DÓLARES E O DA PETROBRAS DE 14 BILHÕES. A PREÇOS DE HOJE, O VALOR DA VALE É DE 55 BILHÕES E O DA PETROBRAS DE 89 BILHÕES DE DÓLARES. A PRIMEIRA TEVE SEU PATRIMÔNIO ELEVADO EM 12,48 % (VALORIZOU, TRAZ DIVISAS, PARA O PAÍS, SE FOSSE ESTATAL) E A SEGUNDA EM 12,5%.

CASO A VALE AINDA FOSSE NOSSA, ESTARIAM INCORPORADOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO CERCA DE 41 BILHÕES DE DÓLARES, SEM FALAR NA PARTE DOS LUCROS, QUE SERIAM DISTRIBUÍDOS AO TESOURO NACIONAL, OU SEJA, MAIS GRANA, MAIS INVESTIMENTOS, MELHORIA NA SAÚDE, EDUCAÇÃO,INFRA- ESTRUTURA, ETC....

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog