24 janeiro 2009

A Colômbia é aqui

Qualquer semelhança com as ações de intimidação promovidas pelas chamadas milícias na Zona Oeste do Rio é mera coincidência.

Um dos mais procurados chefões do tráfico na Colômbia ofereceu a seus homens quase mil dólares por cada policial que eles matarem na região produtora de coca, informaram esta semana as autoridades policiais colombianas. O chefe de polícia, General Oscar Naranjo, disse que Daniel Rendón, conhecido como Don Mario, lançou a oferta, numa forma de intimidar a polícia, que tem agido fortemente contra o comércio ilegal comandado por Don Mario e sua plantação de coca na província de Antioquia.

"Quando um criminoso dá uma ordem como a de Don Mario, de pagar mil dólares pela morte de cada policial, eu sei que meus homens estão cumprindo o seu dever", disse Naranjo em uma emissora de televisão local.

O traficante mais cruel da Colômbia, Pablo Escobar, morto pelas forças de segurança em 1993, usou uma estratégia parecida nos anos 1990 e seus homens de confiança mataram dezenas de policiais em Medellin, principal cidade de Antioquia.

Rendón é um dos três traficantes mais procurados da Colômbia, a maior produtora de cocaína do mundo, e autoridades ofereceram uma recompensa de 2,2 milhões de dólares por informações que possibilitem a sua captura.

Nenhum comentário:

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog