29 setembro 2007

Cinegrafista morre eletrocutado em São Paulo

O repórter cinematográfico Hélio Rodrigues, da TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo), será enterrado na manhã de sábado (29) em Taubaté (130 km a nordeste de São Paulo). Rodrigues morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica quando se preparava para entrar no ar ao vivo no programa "Vanguarda TV Bom Dia".
Segundo a TV Vanguarda, o sepultamento ocorrerá no cemitério Paineiras, em Taubaté, às 8h. A equipe, que também era formada pelo repórter Marcelo Hespaña e pelo auxiliar-técnico Felipe Bezerra, estava em frente ao pronto-socorro municipal quando ocorreu a descarga elétrica.
O diretor de Saúde do município, Pedro Henrique Silveira, disse que uma antena usada pela reportagem teria encostado em um fio de alta tensão e causado a descarga elétrica. O cinegrafista sofreu queimaduras no tórax e parada respiratória. Hespaña e Bezerra passam bem. O cinegrafista tinha 47 anos e deixa mulher e uma filha. Ele trabalhava na TV Vanguarda desde 1988.

Fonte: Folha Online

28 setembro 2007

Tributo a um herói de guerra


O fotógrafo japonês Kenji Nagai é a mais recente vítima do regime autoritário que vigora há quatro décadas em Mianmar - antiga Birmânia, no Sudeste asiático. Nagai foi morto durante o exercício da profissão por militares do exército daquele país, ao registrar os distúrbios nas ruas causados pela população, que resolveu protestar contra a ditadura que insiste em subjugar o país, conhecido paradoxalmente por seus templos budistas e pela corrupção.
A cena do jornalista no chão, ainda com forças para empunhar sua câmera, não pode ser ignorada pela comunidade internacional, como vem sendo. A nossa solidariedade e indignação contra a execução de mais um jornalista morto em meio à sua luta contra o autoritarismo e a favor da liberdade de expressão.

05 setembro 2007

Vem aí a nova geração de iPods


O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, apresenta o novo iPod Nano em São Francisco (Estados Unidos). Jobs apresentou os novos modelos do player de mídia iPod, incluindo um iPod nano. Os aparelhos poderão armazenar fotos e músicas e rodar games e vídeos armazenados em chips de memória flash em vez de disco rígido.
A empresa, que enfrenta lançamentos de companhias rivais, irá renovar toda sua linha de produtos iPod, anunciou Jobs durante evento criado pela Apple exclusivo para anunciar as novidades. A tela do novo "iPod Touch", que custará entre 299 e 399 dólares, será sensível a toque e as versões tradicionais do player terão memórias de 80 e 160 gigabytes. A engenhoca de Jobs tornou-se uma "febre" no mundo afora.
Foto: Robert Galbraith

04 setembro 2007

Que culpa tenho eu

Um amigo meu, tipo companheiro de todas as horas, me enviou dia desses por e-mail um resumo do que o presidente Lula dissera durante o seu programa semanal "Café com o presidente". Reproduzo abaixo parte do discurso do presidente. “O índice de brasileiros vivendo da pobreza caiu de 8,8% para 4,2%. Como o objetivo é reduzir pela metade o número de pessoas que estão em situação de miséria, o Brasil já cumpriu essa meta. Usando o parâmetro do salário mínimo, a taxa de pobreza extrema caiu de 28% para 16% e o da pobreza caiu de 52% para 38%”.
A classe média tem pago essa conta. Lula tem razão quanto fala que há desigualdade. A carga tributária que pesa sobre os ombros daqueles que geram renda, emprego é uma das mais pesadas. A classe média, a exemplo do que viveu durante os oito anos de governo FHC, continua pagando pesados impostos. Não vou citar aqui as taxas de juros que insistem em surrupiar o bolso do trabalhador. Dia desses li que os bancos privados estão liberando linhas de financiamento para as grandes construtoras do país a taxas reduzidas. E o trabalhador, quanto será que paga aos bancos de juros quando atrasa a fatura do cartão? Quanto será que o banco cobra para emprestar um dinheirinho para pagar o IPVA no início do ano que vem? Essa desigualdade a que Lula se refere de fato existe, mas não sou culpado por ela.

03 setembro 2007

O mensalão e o caso Renan

A decisão do STF de acolher as denúncias contra os 40 envolvidos no escândalo do mensalão colocou o Senado numa posição delicada. Com a boa repercussão que o resultado do julgamento teve perante à opinião pública, que aplaudiu a decisão dos ministros da mais alta Corte do país de instaurar processo contra os "mensaleiros", os membros do Conselho de Ética do Senado ficaram numa espécie de sinuca de bico: ou inocentam Renan Calheiros e contribuem para manchar ainda mais a imagem da Casa, ou passam a guilhotina no pescoço do Presidente do Senado e caem nos braços do povo. Ano que vem tem eleições municipais e o voto no Conselho de Ética será aberto.

Promotor perde o cargo mas não o salário

O Conselho Nacional do Ministério Público decidiu pela perda do cargo do promotor paulista Thales Ferri Schoedl. A decisão é provisória - em caráter liminar - e prevê recurso por parte da defesa. O Conselho reformou a decisão anterior do Órgão Especial do Ministério Público paulista, que concedera ao promotor o cargo vitalício, apesar de o processo a que responde está em curso na Justiça paulista.
Ferri é acusado de ter assasinado a tiros, às vésperas do réveillon de 2005, o estudante Diego Mondanez, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral paulista. O promotor, entretanto, continuará recebendo salário de R$ 10,5 mil. O promotor sustenta a tese de legítima defesa. Segundo ele, o crime ocorreu após ter se desentendido com um grupo de rapazes - entre eles Diego - ao qual acusa de ter mexido com sua namorada.

A importância dos blogs...nos EUA

Oitenta por cento dos americanos sabem o que é um blog, diz uma pesquisa da Synovate e Marketing Daily. Metade deles já visitou um blog e 8% dos nativos da terra do Tio Sam têm o seu próprio. Segundo o levantamento, 46% garantem que costumam visitar os mesmos blogs regularmente. Quando questionados sobre o tipo de informação que lêem nos blogs, 65% afirmam que buscam 'opinião', 39% se mostram atraídos pelas 'noticias' e '38% garantem que estão à procura de entretenimento'. 43% dos que visitam blogs já viram publicidade e 1/3 disse ter clicado em alguma peça. A maior parte dos visitantes não está substituindo outras mídias pelos blogs, mas 13% disseram que passam menos tempo com outras mídias (jornais, TV, rádio etc) desde que começaram a ler blogs.

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog