29 março 2007

Líder do U2 é homenageado por seu engajamento


O politicamente correto, Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, recebeu, nesta quinta-feira, o título de Cavaleiro Comandante da mais excelente Ordem do Império Britânico. O vocalista irlandês foi homenageado na casa do embaixador britânico em Dublin, David Raddaway. Bono, que não será tratado como "sir"- uma honraria destinada exclusivamente a cidadãos da comunidade britânica -, foi agraciado por conta do seu trabalho de combate à fome e à Aids na África. A militância do artista em prol das causas humanitárias já lhe rendeu homenagens patrocinadas anteriormente pelos governos francês e de Portugal. Em fevereiro do ano passado, o U2 se apresentou na América Latina. Durante dois dias, os fãs brasileiros da banda puderam testemunhar a performance do grupo, no estádio do Morumbi, em São Paulo.

23 março 2007

Editorial: Malabarismos que matam

Conhecer de perto as experiências exitosas do governo colombiano contra a violência é um gesto, acima de tudo, de humildade. A simples viagem do governador Sérgio Cabral ao país vizinho não significa, obrigatoriamente que, num passe de mágica, a criminalidade no Rio de Janeiro irá desaparecer; tampouco fará com que as estatísticas de vítimas produzidas por balas perdidas despenquem. A ida à Colômbia do governador e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, revela, porém, o reconhecimento de que algo tem que ser feito de imediato em favor da população fluminense. Qualquer iniciativa nesse sentido, ensinam os colombianos, tem que ser conjunta, unificada e permanente. Chega de malabarismos episódicos. O esforço pela busca da paz não cabe somente a este ou aquele governo. Esta é uma cruzada de todos nós, sobretudo, dos homens públicos. O povo do Rio de Janeiro aguarda com ansiedade os reflexos dessa viagem.

22 março 2007

Apagão de consciência

Os nomes dos 308 deputados federais que irresponsavelmente votaram contra a instalação de uma CPI na Câmara para apurar as causas do chamado "apagão aéreo" deveriam ser incluídos eternamente nas listas de espera das companhias aéreas. As mesmas que vivem submetendo o povo brasileiro aos maiores sofrimentos nos aeroportos do país desde o ano passado. O governo conseguiu o que queria, ou seja, ocultar as verdadeiras causas que fizeram do Brasil um dos países mais atrasados em termos de infra-estrutura aeroportuária e de controle do espaço aéreo.

21 março 2007

Gol de consciência

Elogiável o engajamento de Romário em defesa das crianças com síndrome de Down. A presença do jogador no Senado, acompanhado da mulher e da filha Ivy (portadora da doença), mobilizou o Congresso. É bem da verdade que tinha muita gente mais interessada em ver o craque de perto e conseguir um autógrafo do que pela adesão à causa em si. Conforme disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, um dos gols mais importantes do "peixe". Tão importante quanto o iminente miléssimo gol do craque, que alguns poucos insistem em contestar. Salve Romário!

20 março 2007

Heróis de verdade

Nosso presidente da República é mesmo imbatível. Chamar os usineiros, grandes senhores do engenho, de "heróis", chega a ser um insulto. Os heróis para o presidente são os mesmos senhores da terra que durante anos amealham fortunas explorando o trabalho escravo, de gente humilde, incansável que, por absoluta necessidade de subsistência, tem que levantar às 3h da madrugada para cortar cana-de-açúcar até o sol se pôr. Na maioria das vezes vivem em condições desumanas, sem direito a nenhuma garantia trabalhista e acompanhados de crianças, que se juntam aos adultos para ajudar na engorda da renda familiar. No tempo em que criança lia gibi, os heróis eram outros.

Papéis inflamáveis

Merece uma profunda investigação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a notícia de que a venda, esta semana, do Grupo Ipiranga para o consórcio formado pela Petrobrás, a Brasken e o Grupo Ultra beneficiou um seleto grupo que tem por hábito aplicar na Bovespa. A listagem desses CPFs já está com as autoridades encarregadas da investigação, subordinadas ao Ministério da Fazenda. A suspeita surgiu após a publicação de notícias de que os papéis do Grupo Ipiranga estavam em queda na sexta-feira e, mesmo assim, registrou um interesse pouco comum no arriscado mercado financeiro. O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, membro da família que deteve por décadas o controle acionário do Grupo Ipiranga, já se apressou em desmentir qualquer insinuação nesse sentido. Segundo ele, as negociações se desenvolveram durante o fim de semana, sob o mais absoluto sigilo. Mesmo assim torna-se imperiosa uma manifestação da CVM.

19 março 2007

A opção do Galo

Afora a questão salarial, a opção feita por Zico, que surpreendeu há um ano ao trocar a disciplina e a idolatria japonesas pelo desconhecido futebol turco, tem uma explicação. O Fenerbahçe, clube dirigido pelo eterno ídolo rubro-negro, tem como meta se tornar, em dez anos, uma potência do futebol europeu, a exemplo de clubes, como Barcelona, Milan, Benfica, Real Madri e Manchester United. A equipe conta com jogadores experientes, entre eles, o zagueiro uruguaio Lugano, ex-São Paulo, e ainda três brasileiros: o meio-campo Alex - ex-Cruzeiro e Palmeiras -; o zagueiro Edu Dracena - ex-Cruzeiro - e o atacante David, ex-Corínthians. Sabedores da paixão que o clube desperta, seus dirigentes montaram um ambicioso projeto. Internamente, o Fenerbahçe divide com o Galatasaray - campeão da Uefa em 2000 - a paixão dos turcos pelo futebol. O clube tem um moderno estádio de futebol, um centro de treinamento de destaque, além de museu e uma equipe competitiva, que vem sendo reforçada a cada temporada.

14 março 2007

CCJ apóia fundo de combate à violência

A Comissão de Constitução e Justiça do Senado aprovou hoje parecer em favor da criação do Fundo de Combate à Violência e apoio às vítimas da criminalidade. Os recursos para a manutenção do fundo virão dos bens confiscados pela União com traficantes de drogas, envolvidos em crimes de lavagem de dinheiro e contrabando. A emenda agora será submetida ao Plenário e, se passar, segue para a apreciação da Câmara dos Deputados.

Speed Racer na telona

O filme baseado no clássico desenho animado "Speed Racer" já tem uma data de lançamento confirmada: 9 de maio de 2008, duas semanas antes do que tinha sido previamente anunciado. A idéia é fazer um lançamento simultâneo em diversos países. O anúncio foi feito por Dan Fellman, presidente de distribuição doméstica da Warner Bros. Pictures, e Veronika Kwan-Rubinek, presidente de distribuição internacional.

09 março 2007

Covardia

Covardia, crueldade, insanidade. Essas são algumas das variadas definições para a emboscada promovida por traficantes, que resultou na morte de dois PMs do batalhão de Rocha Miranda, na madrugada de hoje, em Irajá. Surpreendidos no interior da viatura, os policiais sequer tiveram tempo de reagir. As autoridades têm o dever de identificar e capturar os responsáveis e levá-los às barras da justiça. A sociedade e as famílias exigem isso.

Etanol e o Big Brother

A propósito da agenda da visita do presidente George W. Bush ao Brasil e mais quatro países da América Latina para fazer política: Bush veio tentar frear a influência que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, vem conquistando na região. Ele aproveitou a viagem para conhecer a valorizada indústria brasileira do álcool. É a tal história: filho bonito todo mundo quer ser pai. Em tempo: não confundir etanol com endemol, que é o nome da TV holandesa, detentora de grande prestígio na Europa, por conta da criação do formato original do canhão de audiência que atende pelo nome de "Big Brother".

Novas regras para o encerramento de contas

O sistema financeiro sempre foi o algoz da classe média, especialmente os bancos, que ano após ano engordam suas fortunas com lucros estratosféricos. A partir de agora, as regras para o encerramento de contas correntes e de poupança vão mudar. Isso por causa do recorrente número de reclamações formuladas pelos correntistas à Federação Nacional dos Bancos (Febraban). A medida não será colocada em prática de imediato - os bancos têm até o final do ano para se adequarem as novas exigências. Entretanto, de acordo com as novas recomendações, na data do pedido de fechamento, a instituição financeira deve fornecer um demonstrativo de tudo o que o cliente ainda precisa pagar ao banco no futuro - como impostos taxas e débitos automáticos - e o cliente deverá deixar com o banco o dinheiro suficiente para pagar todas as dívidas. Até que tudo seja pago, a conta permanecerá aberta. Os pedidos formulados pelos clientes, segundo as novas regras, poderão ser feitos por carta, e-mail e não mais com a presença física do correntista na agência. A medida deve contribuir para evitar casos em que os correntistas não movimentam a conta e, anos depois, são surpreendidos com dívidas geradas por taxas e juros exorbitantes.

07 março 2007

Testosterona em alta

"Sexo é uma coisa que quase todo mundo gosta e é uma necessidade orgânica". Frase cunhada pelo presidente Lula durante lançamento da campanha, no Rio, de incentivo ao uso de camisinha.

Cadê a GM

Alguém precisa avisar aos guardas municipais que trabalham ao redor do Maracanã, para que orientem os turistas que desembarcam dos ônibus para fazer fotos junto à estátua do Beline, para que se mantenham fora da faixa da ciclovia que circunda o estádio. Se não bastassem os casos de assalto que infelizmente vitimam nossos visitantes, não demora e vai ter "gringo" voltando para casa machucado, após ser atropelado pelos ciclistas.

Bush em São Paulo

A presença amanhã do presidente George W. Bush em São Paulo promete mudar a já caótica vida do paulistano. Bush aterrisa às 17h, no aeroporto de Cumbica, a bordo do Air Force One, e volta para o seu país - graças a Deus! - no dia seguinte, no mesmo horário. A permanência do presidente americano na capital paulista promete causar inúmeros transtornos e alterar a rotina de empresas e escritórios que funcionam na rua do hotel onde a comitiva americana ficará hospedada. Para se ter uma idéia, empresas e escritórios distribuíram circulares aos seus empregados fazendo uma série de recomendações por conta do forte aparato de segurança montado durante a estada de Bush. Algumas empresas optaram por dar dois dias de férias coletivas aos seus empregados, outras recomendaram que seus empregados trabalhem em casa, enquanto outras simplesmente alteraram os horários de entrada e saída por conta das restrições de circulação. Ou seja, de positiva somente o nome da agenda que Bush pretende discutir com o seu colega Luiz Inácio Lula da Silva.

Senado endurece contra o crime

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, nesta quarta-feira, duas importantes medidas. A primeira delas refere-se aos presos que insistem em usar celulares da cadeira. A partir de agora, os diretores ou funcionários de presídios também serão responsabilizados com pena de detenção, que pode variar de três meses a um ano. A segunda envolve a chamada progressão de regime, o dispositivo legal que permite ao preso migrar do regime fechado para o semi-aberto ou aberto. A CCJ ratificou decisão da Câmara, que aumentou de 3/5 para 2/5 o direito à progressão para os presos acusados de crimes hediondos. No caso de reincidência, eles só poderão reivindicar o benefício após cumprir 3/5 da pena e não mais a metade. Os senadores, entretanto, adiaram a votação do projeto que regulamenta criação do fundo de assistência às vítimas da violência e o que dispõe sobre a delação premiada - que prevê a redução de pena para o preso que auxiliar as autoridades na elucidação de crimes.

05 março 2007

Exercício de cidadania

A casa do deputado federal, João Paulo Cunha (PT-SP), foi assaltada neste fim de semana em Osasco, São Paulo. Os ladrões fugiram levando artigos eletrônicos. O ex-presidente da Câmara não estava em casa mas, ao contrário do ministro Guido Mantega, se apressou em comparecer à delegacia, no domingo à tarde, para registrar o furto. Cunha correu e fez aquilo que todo cidadão deve fazer, ou seja, notificou a polícia. Cumpriu seu dever de cidadão acima de tudo.

Mulher que reage

O número de casos de violência contra a mulher no Rio aumentou 12% em 2006 com relação ao ano anterior. De janeiro a dezembro do ano passado foram notificadas 36 mil ocorrências nas delegacias do estado, 4 mil a mais do que o número verificado em 2005. A coordenadora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, delegada Inamara Costa, explica que o fato de os registros terem aumentado não significa necessariamente que as agressões contra a mulher recrudesceram no estado. O aumento pode representar uma mudança de atitude das mulheres. Num passado recente, sustenta Costa, por constrangimento ou incredulidade, elas preferiam o silêncio a ter que denunciar os seus algozes às autoridades. Hoje, com as campanhas de conscientização em curso, as mulheres se sentem estimuladas a comparecer às repartições policiais para denunciar as agressões impostas por seus atuais ou ex-parceiros.

04 março 2007

O freguês tem sempre razão

No Mercadão de Madureira, berço do samba e tradicional ponto de comércio popular do Rio, flamenguista tem desconto.

Folia de sangue

Morreu neste domingo (4) Deise Ramos Santos, 21 anos, que foi baleada na segunda-feira de carnaval, no circuito Barra-Ondina, em Salvador (Bahia). Ela estava internada em estado grave no Hospital Roberto Santos, na capital baiana. Deise Ramos Santos foi baleada no meio do bloco Pipocão, de Carlinhos Brown, que circulou sem cordas pelo circuito Dodô (Barra-Ondina). João Mário, de 24 anos, que estava com ela, foi atingido por dois tiros na cabeça e morreu assim que chegou ao hospital. Enquanto isso, no Planalto, a violência urbana, essa que mata, que causa mortes prematuras diariamente, é encarada por altas autoridades como "uma questão de sobrevivência".

03 março 2007

Falso seqüestro faz mais uma vítima

Morreu neste sábado (3), em São Luís, no Maranhão, uma mulher de 80 anos que teve problemas de saúde depois que passou a receber ameaças de sequestradores. Maria Martins Bringel recebeu um telefonema de homens que diziam ter sequestrado a neta dela, de 16 anos, há um mês. Este é o terceiro caso de morte provocado pelo mesmo tipo de trote. Se as autoridades prisionais não conseguem controlar os seus presos na cadeia, que passam horas ameaçando as pesoas de posse de celulares, o que dirá dos bandidos que estão no lado de fora. Quem vai pará-los?

02 março 2007

Jovem baleada pode ficar para paraplégica

A estudante Priscila Aprigio, de 13 anos, baleada em meio a uma troca de tiros durante um assalto esta semana a um banco, na Zona Sul de São Paulo, está sem movimento e sensibilidade nas pernas. Segundo os médicos, Priscila recuperou a consciência, mas eles ainda não têm como garantir se ela poderá voltar a andar. Enquanto isso, o nosso ilustre presidente da República continua a nos insultar com sua verborragia, ao afirmar que a violência no Brasil "é uma questão de sobrevivência".

01 março 2007

Troféu limão

Em favor do futebol, alguém tem que sugerir à esposa do técnico Emerson Leão, do Corínthians, para que troque a calça jeans pela camisola na hora de dormir. O ex-goleiro da seleção já agarrou o troféu limão deste ano e não admite dividi-lo com mais ninguém.

Parabéns Rio de Janeiro

O futebol e suas contradições

Em que pese a sonora goleada (6 X 0) que o Fluminense impôs ontem a sofrível equipe da Adesg, do Acre, no Maracanã, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil, quem mais trabalhou foi o médico tricolor. Explica-se: por falta de recursos, a Adesg deixou de fora da delegação que viajou ao Rio de Janeiro o médico do clube. Por esta razão, o departamento médico do Fluminense se colocou à disposição para prestar atendimento aos atletas da equipe adversária durante a partida. E não foram poucas as vezes que ele teve de ser acionado. Fundada em 26 de Janeiro de 1982, a Associação Desportiva Senador Guiomard, ou ADESG, representa a cidade de Senador Guiomard, município com pouco mais de 20 mil habitantes. Por ter conquistado o título de campeão estadual em 2006, o time acreano, que tem no seu elenco atletas de nome Zico e Japão, garantiu o direito de disputar a primeira fase da Copa do Brasil. O nome do clube é um tributo ao senador José Guiomard dos Santos, autor da lei 4070, de 15 de junho de 1962, que transformou o território do Acre em Estado.

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog