30 outubro 2025

AS NOITE MAL DORMIDAS CLÁUDIO CASTRO

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), está tenso, sem dormir direito. Não pela repercussão da pilha de cadáveres que construiu esta semana, na Vila Cruzeiro, sob a falaciosa argumentação de que o seu governo combate o tráfico como ninguém nunca fez, mas em razão da proximidade da definição do seu destino político. 

O Tribunal Superior Eleitoral agendou para a semana que vem - terça-feira, dia 4 - o julgamento do mandatário fluminense, que poderá decretar a sua inelegibilidade e, consequentemente, soterrar o seu plano de se eleger senador, e assim se blindar das inúmeras acusações a que responde.

Castro foi absolvido pelo TRE/RJ, no ano passado, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu. O governador é acusado de ter se utilizado do Centro Estadual de Produção de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro (Ceperj) para contratar servidores temporários com a finalidade de impulsionar a sua campanha, em 2022. 

No entendimento dos procuradores, Castro cometeu os crimes de desvio de finalidade e abuso de poder político e econômico. O relatório do MP aponta a existência de uma “folha de pagamento secreta” com milhares de servidores temporários à disposição da campanha de Castro, que concorreu ao Palácio Guanabara e acabou triunfando nas urna para o quadriênio (2023/2026).


27 outubro 2025

A mentira é abominável e tem pernas curtas

Não é precipitada a sensação de que o governo avançou após a bilateral entre Lula e Donald Trump, na Malásia. As próximas semanas deverão ratificar isso. O maior mérito de Lula foi ter enxergado a necessidade de atualizar Trump sobre a balança comercial entre os dois países, restabelecendo a verdade. A tentativa de @BolsonaroSP de promover o caos, estimulando a aplicação do tarifaço pelos EUA como forma de retaliação ao julgamento e condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro trouxe incertezas e temor  quanto ao fechamento de mercados estabelecidos há anos e dispensa em massa de postos de trabalho.

Uma estratégia abominável contra o seu próprio país. O deputado do PL/SP acabou exposto, abrindo contra o bolsonarismo, e especialmente contra si, uma lacuna difícil de ser esquecida. Um movimento que estará sempre associado ao parlamentar, apontado como traidor da Pátria. 

Periga daqui a algum tempo, o deputado, que está nos Estados Unidos desde  março, entrar no radar do ICE, a agência de imigração norte-americana responsável pelas prisões e deportações em massa de imigrantes, que impulsionaram milhões de norte-americanos a saírem às ruas,  há uma semana, para manifestar o seu repúdio.



23 outubro 2025

Cacau norueguês

É falso o post que o "Senador rachadinha" subiu nA rede social X (antigo Twitter) exortando o secretário da Guerra dos EUA, Pete Hegseth, a atacar barcos supostamente carregados com drogas na Baía de Guanabara, a exemplo do que vem ocorrendo no Mar do Caribe, próximo à costa da Venezuela.

O post do parlamentar carioca falseia a realidade quando equivale os dois contextos, sugerindo uma ação militar semelhante na cidade em que nasceu. O grande volume de drogas que passa pelo Brasil , majoritariamente, tem como destino o mercado europeu, embarcado em conteinêres e não em pequenas embarcações como se vê nas águas abrigadas da baía.

22 outubro 2025

A insanidade da guerra

 A foto do dia vem da Ucrânica, e escancara a insanidade da guerra. Foto do serviço de emergência ucraniano. Crianças de um jardim de infância localizado em Kiev são resgatadas por bombeiros, após mais um ataque russo com mísseis e drones.




Não é só futebol

A Justiça absolveu, no fim da noite desta terça-feira (21), sete pessoas denunciadas pelo Ministério Público pelo crime de incêndio culposo, no Ninho do Urubu, em fevereiro de 2019.

O incêndio provocou a morte de dez adolescentes (foto), atletas da base do Flamengo, e causou lesões corporais em outros três jovens. O juiz Tiago Fernandes de Barros, da 36ª Vara Criminal, justificou sua decisão, afirmando não ter vislumbraso no processo nenhuma demonstração de culpa que possa ser associada à tragédia.
O então presidente do Flamengo e hoje deputado federal (PT/RJ), Eduardo Bandeira de Mello, já havia sido excluído do processo por ter atingido a idade de 70 anos. Segundo o estabelecido pelo Código Penal, a idade lhe assegura o direito à redução de pena e, por consequência, a prescrição do processo.
O Centro de Treinamento do Flamengo funcionava sem o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, motivo pelo qual já havia sido interditado outras vezes anteriormente.
Irregularidades no sistema elétrico e a ausência de manutenção preventiva nos aparelhos de ar-condicionado são algumas das falhas apontadas no curso da investigação policial. A perícia identificou que o fogo começou em razão de um curto-circuito no interior de um dos aparelhos de ar-condicionado. A configuração dos alojamentos, com uma saída única, também foi apontada como uma das causas da morte dos atletas.
O Flamengo joga logo mais contra o Racing, da Argentina, em partida válida pela Libertadores. Os ingressos estão esgotados e a torcida promete incendiar o Maracanã.







21 outubro 2025

STF condena turma do zap que espalhava mentiras contra as urnas eletrônicas

Utilizar o Zap espalhando mentiras e teorias da conspiração dá cadeia. Que o diga o núcleo que dava sustentação à trama golpista comandada pelo Jair. Os aloprados do teclado se dedicaram a ficar nas redes sociais disseminando notícias falsas contra as urnas eletrônicas e insuflando a opinião pública contra as instituições - especialmente os ministros do STF. Os sete réus, fãs do WhatsApp, X e do Telegram, foram condenados hoje pela 1 Turma da corte por 4 x 1.

Tem de tudo. Tem diretor de instituto de pesquisa que levou uma prata do PL do Valdemar para carregar nas tintas em relatório sobre as eleições, tem oficiais com farda verde oliva, arapongas da PF cedidos à ABIN sob a batuta do delegado que ousou se tornar prefeito do Rio.
Vão todos mofar na cadeia nos próximos anos ou, com uma boa dose de sorte, cumprir prisão em casa, longe das redes sociais, evidente, usando tornozeleira eletrônica. Suas defesas só não poderão alegar crises intermináveis de soluço, porque senão vai dar ruim.

20 outubro 2025

Mirassol resgata a força do futebol do interior paulista

Não há como não observar a tabela do Campeonato Brasileiro sem perceber e celebrar a campanha vitoriosa do Mirassol, quarto colocado na tabela com 52 pontos conquistados em 29 partidas disputadas. O time do interior de São Paulo enfileirou 14 triunfos, dez empates e apenas cinco derrotas. Um feito digno de todos os aplausos.



19 outubro 2025

Cessar-fogo em Gaza comprometido

Nenhuma surpresa na quebra do acordo de paz, neste domingo (19), costurado por Trump e aliados, na Faixa de Gaza. Fica difícil acreditar que ambos os lados estão de fato comprometidos em silenciar seus obuses. O governo de Tel Aviv acusa militantes do Hamas de terem efetuados os disparos contra posições remanescentes do Exército de Israel. A sonhada paz na região é tão frágil quanto à imagem de crianças famintas e maltrapilhas caminhando entre os escombros de Gaza em busca de comida e abrigo.



Ladrões invadem Museu do Louvre e levam joias da coroa francesa

Sem dar um tiro sequer, um trio de ladrões usando balaclavas invadiu o Museu do Louvre, o mais visitado entre os museus do mundo, e levou joias do acervo da Coroa francesa, da época de Napoleão Bonaparte. Entre as relíquias surrupiadas havia uma tiara de diamantes e um colar de brilhantes do século XVIII. O museu estará fechado à visitação neste domingo (19).




18 outubro 2025

A impopularidade de Trump se intensifica

Donald Trump enfrentou, neste sábado (18), aquela que, seguramente, se não é a maior, foi uma das mais expressivas mobilizações promovidas pelos norte-americanos contra o seu governo. O republicano condenou os atos, chamando os seus participantes de anti-patriotas.

Os manifestantes protestaram contra a política de imigração implantada por Trump desde janeiro, e contra as decisões do governo desprezando o devido processo legal. Os ativistas se reuniram em cidades como Washington, D.C., Nova Iorque, Atlanta, Chicago, entre outras. Na Capital norte-americana, o ponto de encontro foi o National Mall, local onde tradicionalmente ocorrem as grandes manifestações.



A culpa é sempre do mordomo

 Não me contem quem matou Odete Roitman porque vou assistir agora à reprise do último capítulo. Eu aposto naquele mordomo da mansão dos Roitman. Nunca fui com a cara dele. Muito bonzinho, subserviente para o meu gosto .

17 outubro 2025

"Lula precisa dizer a Maduro que chegou a hora dele ir embora", María Corina

 Líder oposicionista da Venezuela, María Corina Machado, que há uma semana foi anunciada como o Prêmio Nobel da Paz, deu entrevista à FolhaSP e exortou o presidente Lula a aderir ao movimento que busca a destituição do poder do ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

"Lula precisa dizer a Maduro que é hora de deixar o governo, para sua própria segurança e a do povo venezuelano", apela Machado, que diz apoiar as ações militares norte-americanas contra o tráfico de drogas, no Mar do Caribe, próximo à costa venezuelana.
"Não há lugar para neutralidade, nem para o silêncio. A história será implacável", adverte a ativista, que garante se encontrar em seu país, em algum lugar não sabido.

Assista


https://www.youtube.com/watch?v=rzmFbRxOCCs

15 outubro 2025

CIA tem sinal verde para agir na Venezuela, diz The New York Times

 O governo Donald Trump autorizou oficialmente a CIA a realizar operações secretas e letais dentro da Venezuela com o objetivo de derrubar o ditador Nicolás Maduro do poder, afirma reportagem do jornal The New York Times publicada nesta quarta-feira (15).

Quando a diplomacia falha e a guerra é inevitável, o presidente recorre à CIA, costumam repetir, com orgulho, os agentes da agência espalhados ao redor do mundo.

Segundo o veículo americano, a autorização formal da Casa Branca significa que a agência de espionagem dos Estados Unidos teria permissão de agir unilateralmente ou em conjunto com uma operação militar de larga escala —isto é, uma invasão da Venezuela, cenário extremo temido por Caracas.

A Casa Branca busca justificar ações contra a Venezuela afirmando que são parte de uma campanha contra o narcotráfico —como os ataques que mataram 27 pessoas nas águas internacionais próximas ao país desde setembro.



14 outubro 2025

As bruxas deixaram de sobrevoar a Casa Branca

Não se vê mais vassouras voadoras a rondar a cúpula da sede do governo norte-americano, em Washington. Embalado pelo êxito de sua intervenção para que fosse assinado o acordo de paz entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o presidente Donald Trump recebeu, nesta terça-feira (14), no Salão Oval, o seu homólogo argentino, Javier Milei, que desembarcou em Washington D.C. em busca dos dólares americanos capazes de frear a grave crise econômica que iniste em estagnar a economia do seu pais.

Durante o encontro, Trump, recém chegado do Oriente Médio, condicionou sua eventual ajuda financeira à Argentina ao triunfo de Milei nas próximas eleições legislativas. Ele recordou que tivera uma conversa "muito boa" com o presidente Lula, na ONU, no mês passado. Ao comentar sobre o que ele classificou como "esvaziamento" do BRICS, o republicano enfatizou que ele e o líder brasileiro voltaram a se falar por telefone, no início do mês.

Ao que tudo indica, não se fala mais na Casa Branca em caça às bruxas, feitiçaria ou algo do gênero.







Japão faz história ao derrotar seleção de Ancelotti pela primeira vez

 Quem tem Fabrício Bruno não precisa de sushi, sashimi e yakisoba

#Cruzeiro #tocadaraposa #seleçaobrasileira #Toquio #WorldCupFIFA



O midiático Donald Trump

Líder americano retardou pouso em Israel por temer recuo nas negociações de paz 

Republicano desembarcou em Tel Aviv somente após a confirmação da soltura dos reféns israelenses. Avião presidencial Air Force One ficou dando voltas no espaço aéreo israelense até ser informado que os reféns haviam sido libertados pelo Hamas.
Sem a presença de representantes de Israel e do Hamas, foi selado no Egito, nesta segunda-feira (13), um acordo de paz histórico, após a libertação dos últimos reféns israelenses em poder do grupo terrorista palestino decorridos 768 dias de cativeiro.
A fim de evitar ser supreendido com um eventual retrocesso nas tratativas, o presidente norte-americano retardou o seu desembarque na capital israelense. O republicano foi ovacionado no Parlamento israelense pela maioria dos deputados, mas teve de ouvir o protesto solitário de um deputado de esquerda contra a presença do mandatáriol.
Trump teve o seu pouso em Tel Aviv retardado propositadamente por cerca de um hora e meia. O Air Force One só pousou no Aeroporto Internacional de Tel Aviv após a confirmação da soltura dos últimos reféns israelenses em poder do Hamas ,
O dia começou com a libertação de 20 reféns israelenses mantidos em poder do Hamas desde outubro de 2023. Os israelenses,voltaram para casa como parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo. Outros 28 morreram por razões diversas durante o conflito, e seus restos mortais serão devolvidos a Israel.
O governo de Tel Aviv, em contrapartida, libertou 1.968 prisioneiros palestinos, a maioria detida durante os confrontos em Gaza . O Hamas sequestrou 251 reféns israelenses durante a invasão do país, no dia 7 de outubro de 2023.
"Este é um dia histórico, o fim de uma era de mortes e terror no Oriente Médio", afirmou Donald Trump, que celebrou a libertação dos reféns.



10 outubro 2025

Venezuelana vencedora do Nobel da Paz apóia ação militar dos EUA no Caribe

Não convidem para a mesma mesa o presidente Donald Trump e os membros do Comitê Norueguês do Nobel, indicado pelo Parlamento do país nódico. O colegiado é responsável pela escolha do Prêmio Nobel da Paz. O anúncio do nome da controversa líder oposicionista venezuelana, María Corina Machado, como a mais nova laureada com o Nobel da Paz, frustrou as expectativas do presidente republicano.

Embora seja próximo da ativista venezuelana, Trump contava em receber a honraria após a sua intervenção para acabar com a guerra no Oriente Médio envolvendo Israel e o grupo terrorista Hamas. O líder norte-americano ligou para Machado no sábado (11) para parabenizá-la pelo prêmio.
A escolha do nome da líder da oposição ao governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acontece justamente no pior momento das relações diplomáticas entre os governos de Caracas e de Washington.
Desde setembro, o Pentágono comanda uma ofensiva militar, no Mar do Caribe, contra o narcotráfico. O cerco à região próxima à costa venezuelana conta com navios e com um submarino de propulsão nuclear.
A ação militar foi endossada por María Corina, que subescreve a acusação feita por Trump de que o seu homólogo venezuelano comanda os cartéis de drogas que operam na Venezuela.
O cerco à região tem por objetivo localizar embarcações que, de acordo com as autoridades norte-americanas, deixam a costa da Venezuela com destino aos Estados Unidos carregadas de drogas.




09 outubro 2025

Acordos de paz envolvendo Israel e palestinos exigem comedimento

Um acordo de cessar-fogo inicial entre Israel e o Hamas foi assinado nesta quinta-feira (9). O documento estabelece o encerramento imediato dos combates em Gaza e ainda a libertação de todos os reféns restantes em troca da libertação de prisioneiros palestinos mantidos por Israel. 

O trato precisa ser aprovado ainda pelo Parlamento israelense antes que entre em vigor. O anúncio provocou comemorações em ambos os lados, embora reine ainda um otimismo cauteloso entre israelenses e palestinos. Alguns detalhes do documento permanecem obscuros, incluindo a data em que o governo de Tel Aviv interromperá os bombardeios em Gaza. 

As questões mais polêmicas do plano idealizado pelo governo de Donald Trump para encerrar a guerra — incluindo o desarmamento do Hamas e a retirada total das tropas israelenses do enclave — parecem ter sido deixadas para o futuro. O líder estadunidense declarou nesta quinta-feira (9) que os reféns israelenses deverão ser libertados pelo Hamas na próxima semana - segunda ou terça-feiras - e que ele deverá viajar ao Egito nos próximos dias para subescever a homologação do acordo de paz.

O governo israelense está reunido e a expectativa é que o acordo de paz seja assinado em Sharm el-Sheikh, no Egito. Khalil al-Hayya (foto), figura proeminente do Hamas, afirmou ter recebido garantias dos Estados Unidos e de mediadores envolvidos nas negociações de paz com Israel de que "a guerra terminou completamente".




Governo quer de volta recursos de quem recebeu Auxílio Emergencial sem precisar

O governo quer ser ressarcido por quem recebeu o Auxílio Emergencial durante a pandemia indevidamente. Gente com capacidade financeira, que estava empregada durante a crise sanitária, mas que, mesmo sem preencher as exigências para requerer o benefício, se cadastrou e recebeu indevidamente o Auxílio Emergencial destinado à população mais vulnerável.

Foram notificadas 177,4 mil famílias. As notificações começaram a ser enviadas a partir de março passado, e visam justamente aqueles que receberam os recursos entre 2020 e 2021, num total de R$ 478,8 milhões.
Os estados com o maior contingente de beneficiários agraciados indevidamente foram São Paulo (55,2 mil), Minas Gerais (21,1 mil), Rio de Janeiro (13,26 mil) e Paraná (13,25 mil).



TRUMP QUER O CAFÉ BRASILERO DE VOLTA À CASA BRANCA

Foram 30 minutos. Tempo suficiente para tratar de assuntos econômicos diversos bem mais relevantes do que se A ou B merece ser anistiado. A conversa, ao telefone, na segunda-feira (6), entre Donald Trump e Lula, se não foi defiinitiva para sacramentar a paz que sempre marcou as longevas relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, ao menos serviu para elevar a nossa autoestima.
O mandatário estadudinense acusou o golpe e admitiu ao seu interlocutor estar saudoso do nosso "pretinho" à mesa do Salão Oval e na dispensa dos seus compatriotas. Dois terços dos americanos consomem café diariamente, segundo dados da Associação Nacional de Café dos EUA. São 450 milhões de xícaras ou canecas servidas todos os dias. A sede por café de republicanos e democratas o fazem consumir em média três xícaras por dia. O consumo no país cresceu 7% desde 2020.
Por isso o Brasil é tão relevante neste cenário. O país fornece cerca de um terço do produto consumido pelos americanos.
Temos um acordo?



VISÃO TURVA

Saiu a mais recente pesquisa da Quaest/Genial. Os bolsonaristas precisam enxergar melhor aquilo que o povo entende como relevante para o país, ao invés de ficar gastando saliva e sola de sapato para reivindicar algo inexequível. A anistia subiu no telhado.
A sondagem reafirmou o retrato de um país dividido, que está testemunhando uma melhora no desempenho do governo. Se antes a diferença entre os que apoiavam o Planalto e os que desaprovavam o seu trabalho era de 17%, agora ela recuou para 1 ponto percentual.
As razões para a recuperação são diversas. A revisão da forma como o governo se comunica, as ações capitaneadas pelo Planalto voltadas para a defesa da classe trabalhadora (isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil); a intervenção do governo na questão dos descontos não autorizados que lesaram aposentados e pensionistas do INSS; a reaproximação, ainda que embrionária, entre Lula e Donald Trump e, por fim, a exposição de todas as etapas da trama golpista durante o julgamento pelo STF, no mês passado, que resultou na condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Fato é que as pautas bolonaristas estão perdendo fôlego. O derretimento da agenda ditada pelo líder da direita, que se encontra em prisão domiciliar desde 4 de agosto, esbarrou no constrangimento do Congresso, a um ano das eleições.
Os vídeos do pastor Shopee vociferando contra a esquerda e o STF já impactaram mais no passado. As andanças de Eduardo Bolsonaro pelos gabinetes da Casa Branca estimulando as sanções econômicas contra o país e a suspensão de vistos de autoridades brasileiras acabaram se revelando um tiro no pé. A imagem de "traidor da pátria" colou no 03, que agora luta para não perder o mandato, apesar da proteção vergonhosa dos seus aliados na Câmara dos Deputados.
Após os prejuízos causados à economia com o tarifaço baixado pelo governo de Donald Trump, em agosto, não há mais como Eduardo se descolar da imagem de traidor da pátria. Nem o pessoal do Agro o quer mais por perto.

O Planalto agradece. Mais seis meses nessa toada, Lula sacramenta sua permanência no Planalto por mais quatro anos a partir de 2027, apesar de alguns reveses no Congresso. 





03 outubro 2025

Quem quer Michelle Bolsonaro na corrida presidencial?

Por ora existem somente especulações em torno da chapa de centro-direita que tentará destronar Lula da Presidência da República. Na impossibilidade de concorrer, Bolsonaro é o único que reúne, se elegível estivesse, condições de interromper a "quadra" de Lula.

No plano real, o nome que emerge no momento é o da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, que, para surpresa de alguns, teria recebido a benção do marido, além de inelegível condenado a 27 anos de cadeia. Michelle surgiria como candidata a vice numa eventual chapa encabeçada pelo governador de SP, Tarcísio de Freitas. 

Experimento bem sucedido de Bolsonaro, Freitas tem dito a correligionários que tentará a reeleição. Difícil é acreditar. Até março - prazo limite para a desimcompatibilização - ele poderá tangenciar o assunto, para fugir da visibilidade e, consequentemente, dos ataque da oposição, leia-se a esquerda.

Segundo as pesquisas levadas a campo, Michelle apresenta uma performance superior a qualquer um dos filhos de Bolsonaro quando confrontada numa eventual disputa com Lula.  Daí a reunir condições de superar o líder petista vai uma distância muito grande.

Resta saber se uma eventual chapa Tarcísio/Michelle contaria com o apoio de caciques do Centrão e do PL, entre eles, o senador Ciro Nogueira, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o doublê de pastor shopee e influencer enviado das trevas, Silas Malafaia.





Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog