31 dezembro 2007

Fim de ano

Ufa! Último dia de 2007. Definitivamente não foi um bom ano. Desejo a todos um feliz 2008 com muita saúde, paz e repleto de realizações.

São os votos de Renato Homem

Ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial



Domingo - 3 de fevereiro de 2008
São Clemente - às 21h00
Porto da Pedra - entre 22h05 e 22h20
SALGUEIRO - entre 23h10 e 23h40
Portela - entre 00h15 e 1h00
Mangueira - entre 1h20 e 2h20
Viradouro - entre 2h25 e 3h40



















Ensaio quadra do Salgueiro

14 dezembro 2007

Internet livre


Gaiatice que circula na internet faz menção ao fluxo de moradores de outros bairros que usam o Túnel Rebouças para chegar à Zona Sul, seja a trabalho ou a lazer.

18 novembro 2007

O ex-xerife da polícia de Nova York suspeito de envolvimento com a máfia


Rudy Giuliani sabia o que fazia seu ex-motorista?

"O ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, anda tendo dores de cabeça por conta de seu antigo motorista. Filho de uma prostituta, que se suspeita tenha sido assassinada por um gigolô, o saudita Bernard Kerik imigrou para os EUA e encontrou emprego na polícia de Nova York. Pouco depois, ele passaria a prestar serviços como segurança pessoal do então prefeito Giuliani, ganhando sua mais completa confiança. Em 2000, Giuliani o nomearia chefe de polícia ..."



O texto acima foi extraído do Blog Diário de Nova York, escrito pela jornalista Marília Martins, hospedado no portal do O Globo Online. Ele discorre sobre a ascensão e queda do homem a quem se atribui a redução drástica das taxas de criminalidade na Big Apple. Bernard Kerik, ex-chefe de polícia de Nova York e fiel escudeiro do ex-prefeito Rudolph Giuliani, que aspira a uma vaga pelo Partido Republicano na sucessão do presidente George W. Bush. Recomendo a leitura. Os novaiorquinos devem estar se não perplexos, ao menos surpresos.

Clique e leia o texto na íntegra

http://oglobo.globo.com/blogs/ny/

23 outubro 2007

Nakajima, o piloto trapalhão da Williams


Os mecânicos da Williams atropelados pelo piloto japonês Kazuki Nakajima durante um pit stop no GP Brasil deverão retornar para casa nesta quarta-feira (24/10), informou nesta terça o site da revista inglesa "Autosport". Dois membros da Williams, que não tiveram os nomes revelados pela escuderia, foram levados ao Hospital São Luís, em São Paulo, logo depois do incidente em Interlagos. Nenhum dos dois se feriu gravemente.

13 outubro 2007

O Deu na Mídia faz 1 ano


Para comemorar esta data, representantiva sob o aspecto pessoal, quero aqui agradecer aos internautas que acessaram o blog nestes 365 dias de sua existência. Quero dirigir os meus agradecimentos àqueles que particparam ativamente do blog, comentando os posts, mesmo que fosse para discordar do ponto de vista deste humilde escriba. Tudo isso faz parte do exercício da democracia. E é muito bom viver sob os designios dela. Obrigado a todos e vamos seguir em frente.

02 outubro 2007

Empresário embarga na Justiça saída de meia do Flu


O Juiz da 7ª Vara Cível da Barra da Tijuca, Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte, deferiu na segunda-feira (dia 1º de outubro) liminar para impedir a transferência do jogador Thiago Neves, que tem contrato com o Fluminense até o fim do ano. A decisão atendeu ao pedido da Systema Assessoria Financeira, do empresário Léo Rabello, detentor de 60% dos direitos financeiros do atleta. Rabello alega que a negociação estaria sendo executada por outras pessoas, sem a sua concordância.
Na ação declaratória com pedido de antecipação de tutela, Rabello juntou o contrato de representação e exclusividade que mantém com o atleta e cuja validade vai até 9 de janeiro de 2008. Ao analisar o caso, o juiz concluiu que a violação do contrato, caso seja concretizada a transferência por outra pessoa, fere não somente os direitos com relação ao aspecto do contrato financeiro, bem como pelo aspecto da representação em si.
"Os documentos revelam que há o risco de que esta transferência pode ser procedida por outras vias a qualquer instante, o que, por si só, representa grave risco aos interesses do autor. Desta forma, os elementos caracterizadores para a concessão da tutela restam claramente comprovados e presentes conforme demonstrado. Assim, concedo a tutela na exata forma postulada", escreveu o juiz. O jogador vai ser citado e intimado da decisão e poderá recorrer.

Fonte> Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

29 setembro 2007

Cinegrafista morre eletrocutado em São Paulo

O repórter cinematográfico Hélio Rodrigues, da TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo), será enterrado na manhã de sábado (29) em Taubaté (130 km a nordeste de São Paulo). Rodrigues morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica quando se preparava para entrar no ar ao vivo no programa "Vanguarda TV Bom Dia".
Segundo a TV Vanguarda, o sepultamento ocorrerá no cemitério Paineiras, em Taubaté, às 8h. A equipe, que também era formada pelo repórter Marcelo Hespaña e pelo auxiliar-técnico Felipe Bezerra, estava em frente ao pronto-socorro municipal quando ocorreu a descarga elétrica.
O diretor de Saúde do município, Pedro Henrique Silveira, disse que uma antena usada pela reportagem teria encostado em um fio de alta tensão e causado a descarga elétrica. O cinegrafista sofreu queimaduras no tórax e parada respiratória. Hespaña e Bezerra passam bem. O cinegrafista tinha 47 anos e deixa mulher e uma filha. Ele trabalhava na TV Vanguarda desde 1988.

Fonte: Folha Online

28 setembro 2007

Tributo a um herói de guerra


O fotógrafo japonês Kenji Nagai é a mais recente vítima do regime autoritário que vigora há quatro décadas em Mianmar - antiga Birmânia, no Sudeste asiático. Nagai foi morto durante o exercício da profissão por militares do exército daquele país, ao registrar os distúrbios nas ruas causados pela população, que resolveu protestar contra a ditadura que insiste em subjugar o país, conhecido paradoxalmente por seus templos budistas e pela corrupção.
A cena do jornalista no chão, ainda com forças para empunhar sua câmera, não pode ser ignorada pela comunidade internacional, como vem sendo. A nossa solidariedade e indignação contra a execução de mais um jornalista morto em meio à sua luta contra o autoritarismo e a favor da liberdade de expressão.

05 setembro 2007

Vem aí a nova geração de iPods


O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, apresenta o novo iPod Nano em São Francisco (Estados Unidos). Jobs apresentou os novos modelos do player de mídia iPod, incluindo um iPod nano. Os aparelhos poderão armazenar fotos e músicas e rodar games e vídeos armazenados em chips de memória flash em vez de disco rígido.
A empresa, que enfrenta lançamentos de companhias rivais, irá renovar toda sua linha de produtos iPod, anunciou Jobs durante evento criado pela Apple exclusivo para anunciar as novidades. A tela do novo "iPod Touch", que custará entre 299 e 399 dólares, será sensível a toque e as versões tradicionais do player terão memórias de 80 e 160 gigabytes. A engenhoca de Jobs tornou-se uma "febre" no mundo afora.
Foto: Robert Galbraith

04 setembro 2007

Que culpa tenho eu

Um amigo meu, tipo companheiro de todas as horas, me enviou dia desses por e-mail um resumo do que o presidente Lula dissera durante o seu programa semanal "Café com o presidente". Reproduzo abaixo parte do discurso do presidente. “O índice de brasileiros vivendo da pobreza caiu de 8,8% para 4,2%. Como o objetivo é reduzir pela metade o número de pessoas que estão em situação de miséria, o Brasil já cumpriu essa meta. Usando o parâmetro do salário mínimo, a taxa de pobreza extrema caiu de 28% para 16% e o da pobreza caiu de 52% para 38%”.
A classe média tem pago essa conta. Lula tem razão quanto fala que há desigualdade. A carga tributária que pesa sobre os ombros daqueles que geram renda, emprego é uma das mais pesadas. A classe média, a exemplo do que viveu durante os oito anos de governo FHC, continua pagando pesados impostos. Não vou citar aqui as taxas de juros que insistem em surrupiar o bolso do trabalhador. Dia desses li que os bancos privados estão liberando linhas de financiamento para as grandes construtoras do país a taxas reduzidas. E o trabalhador, quanto será que paga aos bancos de juros quando atrasa a fatura do cartão? Quanto será que o banco cobra para emprestar um dinheirinho para pagar o IPVA no início do ano que vem? Essa desigualdade a que Lula se refere de fato existe, mas não sou culpado por ela.

03 setembro 2007

O mensalão e o caso Renan

A decisão do STF de acolher as denúncias contra os 40 envolvidos no escândalo do mensalão colocou o Senado numa posição delicada. Com a boa repercussão que o resultado do julgamento teve perante à opinião pública, que aplaudiu a decisão dos ministros da mais alta Corte do país de instaurar processo contra os "mensaleiros", os membros do Conselho de Ética do Senado ficaram numa espécie de sinuca de bico: ou inocentam Renan Calheiros e contribuem para manchar ainda mais a imagem da Casa, ou passam a guilhotina no pescoço do Presidente do Senado e caem nos braços do povo. Ano que vem tem eleições municipais e o voto no Conselho de Ética será aberto.

Promotor perde o cargo mas não o salário

O Conselho Nacional do Ministério Público decidiu pela perda do cargo do promotor paulista Thales Ferri Schoedl. A decisão é provisória - em caráter liminar - e prevê recurso por parte da defesa. O Conselho reformou a decisão anterior do Órgão Especial do Ministério Público paulista, que concedera ao promotor o cargo vitalício, apesar de o processo a que responde está em curso na Justiça paulista.
Ferri é acusado de ter assasinado a tiros, às vésperas do réveillon de 2005, o estudante Diego Mondanez, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral paulista. O promotor, entretanto, continuará recebendo salário de R$ 10,5 mil. O promotor sustenta a tese de legítima defesa. Segundo ele, o crime ocorreu após ter se desentendido com um grupo de rapazes - entre eles Diego - ao qual acusa de ter mexido com sua namorada.

A importância dos blogs...nos EUA

Oitenta por cento dos americanos sabem o que é um blog, diz uma pesquisa da Synovate e Marketing Daily. Metade deles já visitou um blog e 8% dos nativos da terra do Tio Sam têm o seu próprio. Segundo o levantamento, 46% garantem que costumam visitar os mesmos blogs regularmente. Quando questionados sobre o tipo de informação que lêem nos blogs, 65% afirmam que buscam 'opinião', 39% se mostram atraídos pelas 'noticias' e '38% garantem que estão à procura de entretenimento'. 43% dos que visitam blogs já viram publicidade e 1/3 disse ter clicado em alguma peça. A maior parte dos visitantes não está substituindo outras mídias pelos blogs, mas 13% disseram que passam menos tempo com outras mídias (jornais, TV, rádio etc) desde que começaram a ler blogs.

30 agosto 2007

MP autoriza retorno de promotor acusado de homicídio

O Ministério Público de São Paulo decidiu devolver o cargo de promotor a Thales Ferri Schoedl, acusado de ter assassinado, em dezembro de 2004, o estudante Diego Mendes Modanez e ferido Felipe Siqueira Cunha Souza, na Riviera de São Lourenço, litoral do Estado, após uma briga na saída de um luau. Por 16 votos a 15, o MP permitiu que Schoedl reassuma suas funções como promotor, com direito a um salário de R$ 10,5 mil. O promotor responderá pelo crime em foro privilegiado - o Órgão Especial do Tribunal de Justiça - e não em júri popular.
Schoedl poderá reassumir suas funções no MP, criando uma situação inusitada: um promotor acusado de homicídio poderá trabalhar na acusação de outras pessoas pelo mesmo crime. O promotor teria atirado nas vítimas sob a alegação de que elas haviam mexido com sua namorada.

28 agosto 2007

Solidariedade em forma de sangue


O Instituto Nacional do Câncer todo mundo conhece. O que as pessoas desconhecem é que o hospital , que é referência no tratamento contra o câncer, está enfrentando sérias dificuldades com a falta de sangue. Seus estoques chegaram a limites perigosos e já ameaçam a realização de cirurgias entre outros procedimentos médicos.
Se você pode doar sangue, não hesite. Uma outra forma de ajudar é repassar este apelo a um número máximo de pessoas.
Para doar sangue não precisa ir em jejum, basta comer alimentos leves, evitar o álcool 12 horas antes dadoação. Para doar sangue, basta ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos.
O Inca fica na Praça Cruz Vemelha, no Bairro de Fátima, na cidade do Rio de Janeiro.
Foto extraída do site da USP

27 agosto 2007

Erros de arbitragens marcam o Brasileirão

Este campeonato brasileiro tem se mostrado incapaz de revelar um grande talento ou de apontar um atleta como sendo o craque da competição. Por outro lado, a disputa ficará definitivamente marcada como o campeonato das péssimas arbitragens. O nível ruim dos árbitros, prejudicando as equipes rodada após rodada, chama a atenção.

Neste fim de semana, quem não tem do que reclamar é a dupla gaúcha Grenal. Tanto o Internacional como o Grêmio foram claramente beneficiados pelos equívocos dos árbitros. No Rio, após estar perdendo por um a zero boa parte da partida, o Grêmio acabou empatando com o Fluminense com um gol irregular, após o atleta gremista ter retirado com a mão a bola do goleiro tricolor.

No Beira-Rio, na capital gaúcha, o Internacional foi beneficiado por um penâlti inexistente e acabou ganhando do Atlético Paranaense por um a zero.

Se o Brasileirão 2007 não foi capaz ainda de revelar o seu craque, ao menos mostrou que é a competição do sete erros...dos árbitros

16 agosto 2007

Falsos federais

Tá pegando fogo essa história dos falsos policiais federais que abordaram, na Barra da Tijuca, um empresário, dono de uma casa de câmbio, a quem pretendiam seqüestrar. A foto estampada nos jornais de hoje deverá contribuir para que a polícia possa identificar o grupo. Ponto para a imprensa.

12 agosto 2007

Dia dos Pais

A todos os Pais, quero render-lhes, neste dia especial, as minhas sinceras homenagens. A família, como base da sociedade, tem na figura paterna um elemento de extrema importância na formação dos nossos jovens.Senhor Renato, os meus parabéns pelo dia de hoje.

09 agosto 2007

Saudades do PAN

Saudade do PAN. Minha cidade parecia outra, com a vantagem que a sua beleza natural continuava ali perto, à disposição, para quem quisesse ver

08 agosto 2007

Em família

Tal como o irmão Renan, que responde a processo no Conselho de Ética do Senado sob a acusação de receber ajuda de custo da Mendes Júnior para pagar a pensão alimentícia da jornalista Mônica Veloso, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB/AL) terá que se justificar perante o Conselho de Ética da Câmara, para provar que não operava em favor de uma outra empreiteira, a Gautama.

O Conselho de Ética da Câmara abriu processo contra o deputado por quebra de decoro parlamentar, atendendo a uma representação encaminhada pelo PSOL .Olavo Calheiros teve seu nome citado em relatório da Polícia Federal durante a Operação Navalha, que desbaratou uma quadrilha especializada em fraudar licitações de obras públicas.

A ação policial apresentou ao país a empreiteira Gautama, de propriedade do empresário Zuleido Veras, apontado pela PF como o responsável por um esquema que tinha por finalidade fraudar licitações de obras custeadas com recursos públicos e que sua empresa tinha interesse.

03 agosto 2007

Porque o Flu desistiu do Engenhão


A súbita e de certa forma surpreendente desistência do Fluminense de participar do processo de licitação para arrendar o Estádio Municipal Olímpico João Havelange (Engenhão) tem a ver com as vaias que o presidente Lula recebeu no Maracanã, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos. Na tentativa de resgatar sua imagem e, ao mesmo tempo, medir forças com o prefeito César Maia - responsável pelo comando das vaias, segundo avaliação do Planalto -, Lula tem na manga um ambicioso projeto, que irá beneficiar o clube das Laranjeiras diretamente.
Na segunda-feira (30/07), durante visita de cortesia ao Palácio do Planalto, a delegação do Fluminense, comandada pelo presidente tricolor Roberto Horcades e por Celso Barros, presidente da Unimed, ouviu do presidente em privado a promessa de que o governo federal pretende construir na cidade do Rio de Janeiro, a partir do ano que vem, um estádio de médio porte, capaz de abrigar 45 mil espectadores. O projeto seria custeado através de uma PPP (parceria público-privada) e envolveria ainda o governo do estado, que cederia o terreno. O Fluminense, na explanação do governo, seria o candidato natural para assumir a administração do novo equipamento esportivo, uma vez que o Botafogo acabou de ganhar sozinho o direito de explorar o Engenhão por 20 anos, o Vasco já tem São Januário e o Flamengo, ao que parece, irá se associar ao alvinegro para também poder jogar no Engenhão quando não houver conflito de datas. É esperar para ver.

26 julho 2007

O "abacaxi"de Jobim

É auspiciosa a notícia divulgada nesta quinta-feira (26/07) na imprensa dando conta de que o presidente Lula deu carta branca ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, para realizar as mudanças que julgar necessárias à modernização do sistema da aviação civil brasileira. Jobim tem um tremendo “abacaxi” nas mãos.Debruçar-se sobre as entranhas da Infraero e da Anac não é tarefa das mais fáceis. Jobim certamente vai meter a mão em vespeiro. É sabido que tanto uma quanto outra se tornaram ao longo dos anos autênticos feudos de políticos que fazem parte da base que dá sustentação ao governo no Congresso.Por apoiarem o Planalto incondicionalmente ganharam o direito de indicar nomes para os dois organismos. Portanto, promover mudanças, não somente de nomes, mas, sobretudo, de filosofia, é tarefa das mais espinhosas com a qual o ministro terá que se confrontar.Nelson Jobim tem a seu favor a experiência política e o apoio popular. Não há um só brasileiro neste momento que não deseje que os dois organismos se modernizem, alinhem suas baterias em favor daqueles que efetivamente sustentam o setor, ou seja, os passageiros.A Nelson Jobim cabe não tergiversar. A ele foi dada a missão de comandar a transformação do setor aéreo brasileiro num momento crítico. O Brasil por sua grandeza e importância não pode abrir mão disso, sob pena de perdermos credibilidade, divisas no cenário internacional.As pessoas estão receosas de voarem para o Brasil, seja de férias ou a negócios. O País precisa restabelecer os vôos, modernizar seus aeroportos, desafogar Congonhas, a fim de devolver a tranqüilidade à aviação civil. Esta é a missão hoje do novo ministro da Defesa. Independentemente dos seus interesses políticos futuros.

24 julho 2007

Maracanãzinho: o nosso Madison Square Garden


Assistir no Maracanãzinho à estréia da seleção brasileira masculina de vôlei no Pan 2007 me fez voltar no tempo. Me remeteu às décadas de 60 e 70, época em que o ginásio, já velhinho, costumava sediar algumas poucas competições esportivas e concertos de bandas decrépitas, que excursionavam por aqui em busca de alguns trocados. Me lembro da banda Gipsy King, do Earth Wind and Fire, dos memoráveis festivais de MPB com Caetano, Gil, Elis, Wilson Simonal e Toni Tornado com a lendária BR 3. Enfim.
Um tempo em que não havia iPod, mas viajar de avião era mais seguro do que montar numa bicicleta. O Maracanãzinho está de fato muito bonito. Por dentro e por fora. Parece até noivo em dia de casamento. Tudo cheirando a novo, igual a carro zero, recém saído da concessionária.
Afora alguns contratempos, do tipo as pessoas não respeitarem os assentos marcados nos ingressos, a experiência de torcer pela nossa seleção de vôlei ao lado da enteada adolescente dando suspiros a cada cortada do Giba foi muito prazerosa.
O ginásio está bem iluminado, os banheiros impecáveis e o ar condicionado, acreditem, dá vazão. O único senão é a cerveja, que embora não desça redonda, estava gelada. Assistir à estréia da equipe favorita ao título é um privilégio, sobretudo, numa cidade como o Rio de Janeiro, que além da sua beleza natural, tem agora um ginásio de ponta, que nos remete ao Madison Square Garden, com a vantagem de estar nos trópicos, longe da ira do Bin Laden.

23 julho 2007

Piadinha que circula na internet


O presidente Lula reuniu-se com as autoridades do setor aeronáutico e exigiu uma solução para a crise no setor.
Para acabar de uma vez por todas com o "apagão aéreo", Lula ligou para o presidente Kléber Leite e anunciou seu interesse em contratar o Flamengo.

Afinal, para acabar com o apagão, nada melhor do que se recorrer ao lanterna do Brasileirão.

PAN 2007: ditadura gastronômica

Fui neste domingo (22/07) assistir, pela primeira vez, as competições do PAN 2007. Escolhi o Riocentro, onde estão sendo realizados os jogos de tênis de mesa. Devo admitir que fiquei impressionado com a estrutura montada no local. Coisa de primeiro mundo. Placas indicativas, policiamento farto, voluntários aos montes sempre solícitos e educados. Enfim, valeu à pena a escolha do programa com a família. Uma coisa, porém, me indignou. A obrigatoridade de ter que consumir, na hora de comer, os produtos do Bob´s.
Se não bastassem os preços nada populares, o serviço é péssimo, as filas intermináveis, apesar de os funcionários se desdobrarem para atender o público no menor espaço de tempo.
Me atenho a questão econômica em si. Eu, minha mulher e o nosso filho escolhemos três sanduíches de hambúrguer, acompanhados de refrigerantes e batata fritas. Total: 55 Reais.
Me pergunto: e aqueles que não têm condições de arcar com a despesa adicional pra comer? Certamente, o Riocentro recebeu famílias, humildes, que estiveram lá para assistir às competições e ficaram de barriga vazia.
Os organizadores proíbem que o público leve qualquer tipo de comida, como biscoitos, sanduíches feitos em casa etc. Uma violência com o público que vem enchendo os locais de competição,incentivando os atletas durante os jogos.

16 julho 2007

Nota de falecimento


Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, manifestaram sua solidariedade e torceram, mesmo que de longe, pela recuperação de minha mãe. Dona Mauricéa da Silva Homem de Almeida certamente, esteja onde estiver, está grata a todos pelo carinho. Ela nos deixou neste domingo (15/07), às 7h 10 min, vítima de um câncer no encéfalo.


A minha eterna gratidão a todos


Renato Homem

07 julho 2007

Cristo Redentor eleito uma das sete maravilhas do mundo


Que me desculpem os paulistas. Mas o Cristo Redentor foi eleito neste sábado (07/07) uma das sete maravailhas do mundo; estamos a menos de uma semana do início dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio e o líder isolado do Campeonatro Brasileiro é o Botafogo. Ia me esquecendo. A meteorologia anunciou que este fim de semana vai dar praia.

21 junho 2007

O que é uma dor. Aquela que bate no peito e nos leva às lágrimas. Existe fórmula para se sentir uma dor em maior ou menor escala? Queria poder dizer que estou preparado para não sentir tanta dor neste momento. Há como se prevenir ante este tipo de sentimento? Quando, finalmente, se está preparado? Um apelo aos mais experientes. Se existe uma fórmula mágica, por favor, me ensinem.

A dor do coração é assim. Ela não se assemelha a nenhuma dor que sentimos quando crianças. A dor de dente, por exemplo, nos leva à loucura, é lancinante, intensa, arrebatadora. A dor do peito é constante, contínua, quase que suave. E, justamente por isso, nos leva ao sofrimento. Minhas lágrimas não se cansam de expressar a intensidade dessa dor que insiste em me acompanhar nos últimos tempos.

Nas farmácias não existe um remédio específico. Nem genérico foi criado para tal. Mas eu busco. Eu procuro. Essa dor me angustia, porque não sei por quanto tempo ela irá me acompanhar. E quer saber? Tenho lá minhas dúvidas de que um dia ela irá me deixar. Se alguém conhece um remédio, por favor, me indiquem. Essa dor me derruba. Essa dor me faz chorar

Especialista em Libertadores


O Boca Juniors, da Argentina, sagrou-se campeão da Copa Libertadores 2007 ao vencer o Grêmio por dois a zero. Argh! É a sexta conquista da equipe portenha.

05 junho 2007

Copa do Brasil: conquista do Flu garante vaga na Libertadores

Esta decisão de Copa do Brasil vai determinar as pretensões do Fluminense pelo resto do ano. Se perder para o Figueirense logo mais, a vaga para a Libertadores fica mais uma vez adiada. Se ganhar, a equipe se credencia a fazer um bom papel no Brasileiro, além de obrigar a empresa patrocinadora a injetar mais recursos para fortalecer o time para a disputa da Libertadores no ano que vem. Renato Gaúcho tem uma imensa responsabilidade. No ano passado, quando dirigia o Vasco, perdeu a chance de ser campeão para o Flamengo. Agora chegou a hora de mostrar que não é pé frio. A barriga ele já mostrou que é quente.
O ambiente nas Laranjeiras é diferente de São Januário. O elenco atual é superior e, portanto, dá mais opções ao treinador para armar a equipe. Toque o barco comandante. Ousadia e determinação nunca lhe faltaram. A experiência vem com o tempo.
O zagueiro Luiz Alberto, machucado, deve ser substituído pelo experiente Roger. O lateral Ivan certamente vai sair para ceder a vaga para Júnior Cesar, que ao menos apóia com mais desenvoltura, apesar de pecar nos cruzamentos.
O meia Cícero pode ajudar passando informações sobre o adversário. Só isso. O baiano é bom jogador, porém, se mostra ainda imaturo. Deve ficar como opção. Sua vaga deve ser de Thiago Neves (também canhoto). Renato pode até arriscar e lançar David no lugar de Cícero. David, além de ser dinâmico, se movimenta bem mais que os demais companheiros do setor.
Na frente não resta dúvida. Alex Dias e Magrão. O segundo, por merecimento. Quatro jogos, quatro gols. Somente uma observação: Magrão tem que se fixar mais na área. O atacante tem saído muito para buscar jogo. O seu forte é o oportunismo e a cabeçada. Sua estatura privilegiada favorece isso.
De resto é seguir para Santa Catarina levando na bagagem muita disposição e a certeza de que do outro lado estará o Figueirense, cujo feito maior em sua historia foi ter conquistado o campeonato catarinense 14 vezes. Só. Pelo lado do Fluminense, que usará a camisa branca, uma lista de títulos. Só estaduais são 30. Uma equipe cuja história se confunde com a saga do futebol no Brasil. Basta lembrar a relação de jogadores que já passaram pelas Laranjeiras: Castilho, Félix, Carlos Alberto Torres; Pinheiro, Didi, Telê Santana, Rivelino, Dirceu; Lula, Edinho, Samarone; Ricardo Gomes, Assis, Washington, Branco; Romerito; Pintinho; Marco Antonio...

23 maio 2007

O Rio é maior do que o Alemão

As autoridades da área de segurança do Rio estão convencidas de que controlando a situação no Complexo do Alemão conseguirão restabelecer a sensação de segurança da população. Ledo engano. Fora dos limites do conjunto de favelas na Zona da Leopoldina, diariamente morre gente nos sinais de trânsito, no interior dos ônibus, nos bares, durante combates com a polícia. O número de vítimas causadas pelos tiroteios diários no Complexo do Alemão já superou o razoável. O Instituto de Segurança Pública divulgou esta semana os índices da criminalidade em todo o estado. Em quase todos os quesitos houve aumento no número de casos, sobretudo na Capital. A imprensa, por sua vez, direciona seus esforços para a Nova Brasília, como se lá fosse o único local na cidade que requeira a presença permanente da polícia. E fora dali? Como está a situação? Não que os moradores da região não mereçam. Mas o Rio é muito maior do que a Zona da Leopoldina.

22 maio 2007

A corrupção "ronda" o ministério

Ministro. Não gaste sua energia em querer se explicar. Deixe o cargo e se ocupe de sua defesa.
A corrupção, mais uma vez, é o assunto do dia. Queria estar aqui falando do gol mil do Romário, das fotos sensuais da filha da Gretchen com sua namorada numa revista masculina, mas...
A Polícia Federal agora sustenta que o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, teria ganho propina para liberar recursos para a realização de obras em favor da empreiteira Gautama. A simples suspeita de que um funcionário subordinado a Rondeau teria recebido o dinheiro já é motivo suficiente para que ele entregue o cargo. Pelo menos é o que se espera de alguém que se diz inocente e disposto a colaborar com a investigação. Se o ministro recebeu ou não o dinheiro sujo da corrupção isso é outra história. Mas ele tem de sair e já. O presidente Lula ficará grato.

13 maio 2007

Dia das Mães




Hoje é o Dia das Mães. Uma data, sem dúvida, especial. Quero aqui homenagear a todas as mães, em especial a minha, dona Mauricéa, amiga de toda hora. Feliz Dia das Mães e muita saúde. Devo tudo a você.

11 maio 2007

Nada a declarar

Totalmente despropositada a indignação demonstrada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT/SP), com a imprensa, durante a missa de canonização de Frei Galvão celebrada pelo Papa Bento XVI, em São Paulo, por conta das perguntas relativas ao aumento salarial que os parlamentares se auto concederam. Chinaglia, como médico que é, sabe muito bem que a saúde do povo está intimamente relacionada com a sua capacidade financeira de poder buscar tratamento médico digno num país, cujo sistema de saúde público é inexistente e ineficaz. Chinaglia pode até rebater, espernear, afirmando que o aumento na verdade se trata de reposição salarial, de perdas passadas, mas num país onde o poder de compra do salário mínimo não dá sequer para pagar um exame por imagem, é de se estranhar tamanha irritação. O aumento que os deputados aprovaram para si manchou, definitivamente, a já desgastada imagem dos nossos congressistas.

10 maio 2007

O sonho acabou

A eliminação precoce do Flamengo da Taça Libertadores, em pleno Maracanã, diante do desconhecido Defensor, do Uruguai, reforça a certeza de que o time sempre esteve léguas de ser a equipe competitiva que a imprensa esportiva tentou fazer com que a torcida acreditasse. O time da Gávea é limitado, traz na equipe o jogador Souza, um centro-avante estático, lento e "cego de uma perna". A equipe até que demonstrou força nas laterais, mas sua zaga é claudicante e o meio-campo, afora o talento demonstrado pelo meia Renato em chutar de longe, não é capaz de conduzir o time a conquistas mais altas. A vitória sobre o Botafogo durante a final do Campeonato Carioca não foi, definitivamente, uma demonstração de força. É bom lembrar que o Flamengo foi campeão carioca sem ter vencido um clássico sequer. A eliminação da Libertadores, vale lembrar, ocorreu sem que o time tenha enfrentado uma equipe forte, de tradição, com história na competição. O resto é blá-blá para fomentar as vendas de jornais nas bancas e alavancar a audiência na TV visando os anunciantes das competições futuras.

09 maio 2007

Preconceito de batina

Mais infeliz impossível a declaração feita pelo novo secretário-geral e porta-voz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, ao comparar a prática dos jovens de hoje de "ficar" uns com os outros durante os fins de semana com o ato de marcar "programas" feito pelas prostitutas. Taxar de prostituição a prática de jovens de 14, 15 anos, que estão começando a experimentar sua sexualidade, é, no mínimo, uma declaração preconceituosa, violenta e que não condiz, absolutamente, com a verdade. "O senso do descartável do "ficar", que era próprio das garotas de programa, é hoje vivenciado pelas adolescentes", afirmou Dom Dimas. O novo secretário-geral da CNBB condenou ainda as campanhas de planejamento familiar feitas pelo governo e censurou o aborto na véspera da chegada do Papa Bento XVI ao Brasil.

07 maio 2007

Baseado na Lei

Cerca de 250 pessoas saíram às ruas, neste domingo, para participar da chamada "Marcha da maconha", no Arpoador, em Ipanema, berço dos modismos cariocas nas décadas de 60 e 70. A manifestação, que contou com a participação do secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, transcorreu de forma pacífica e fora acompanhada pela PM. Na madrugada de domingo, as polícias Civil e Militar participaram da "Operação Copacabana", cujo objetivo anunciado é o de proporcionar um choque de ordem no bairro. Dessa vez, os alvos da polícia foram as prostitutas e travestis. Na mobilização policial anterior, o foco foram os ambulantes e moradores de rua. No primeiro caso, a iniciativa de um determinado grupo de ganhar as ruas para pedir pela discriminalização da maconha configura claramente crime de apologia, previsto no Código Penal Brasileiro. Durante a chamada "Marcha da maconha" não houve registro de que alguém tenha sido preso por se manifestar a favor de uma droga condenada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e proibida em nosso país.

04 maio 2007

Luxemburgo: técnico ou cartola?

Que o atacante Rodrigo Tiuí, ex-Fluminense e Santos, não é nenhum craque, jogador fora de série, isso todo mundo sabe, mas o que as pessoas desconhecem é o que está por trás do interesse do técnico Wanderley Luxemburgo, do Santos, em impôr ao jogador um procurador que o atleta rejeitou. Parece até que o técnico santista nao tem com o que se preocupar no dia-a-dia na Vila Belmiro. O São Caetano meteu dois a zero no Santos na primeira partida das finais do Paulistão e está prestes a erguer a taça neste domingo, caso o time de Pelé não dê a volta por cima. Muito estranha essa conduta do treinador santista. Ele tem que escolher: ou é técnico ou é cartola. Não adianta querer impôr aos seus comandados o procurador, gerente, seja lá o nome que se queira dar, de sua preferência. Isso não lhe cabe. É no mínimo antiético.

26 abril 2007

Finalista sim, favorito não

Pelas convincentes atuações contra a Cabofriense, o Botafogo encheu a sua torcida de esperança e assumiu a condição de sensação nessa reta final do Campeonato Carioca. Exaltado pela imprensa por sua capacidade ofensiva que o levou à final da competição, a equipe de General Severiano foi além: conseguiu, nesta quarta-feira, avançar na Copa do Brasil ao empatar com o Coritiba, passando à próxima fase, quando terá pela frente o Atlético Mineiro. Entretanto, enganam-se aqueles que acham que o time de Cuca já assegurou a taça. O Flamengo, seu adversário nas finais do Carioca, não está morto, é time de tradição e tem uma torcida vibrante e numerosa. Clássico é clássico. Longe da intenção de menosprezar a equipe de Cabo Frio, jogar contra o Flamengo é bem diferente, sobretudo, quando se trata de decisão de campeonato. A expectativa é a de que tenhamos pela frente duas partidas de tirar o fôlego. Que vença o melhor.

10 abril 2007

China pune garanhão pai de cinco filhos

Qin Huaiwen, de 49 anos, é chinês, funcionário público e pai de cinco filhos: três filhas que teve com a esposa, além de um casal de filhos, resultado de uma relação extra-conjugal. Suas aventuras amorosas lhe custaram caro: Qin acabou expulso do Partido Comunista por violar as rigorosas leis chinesas de controle da natalidade. Para fugir do cerco feito pelas autoridades de seu país, ele registrou somente duas das três filhas do seu casamento. A terceira aparecia como sua sobrinha. A irregularidade foi descoberta após as reclamações da amante, que protestara em público por causa da falta de pagamento da pensão alimentícia. Qin ainda tentou negar que fosse pai das crianças, mas um exame de DNA acabou por desmascará-lo. O chinês foi expulso do partido não apenas por desrespeitar a política de controle da natalidade em vigor na China, mas por dar mau exemplo ao cometer adultério. O comitê disciplinar do partido sugeriu que ele fosse proibido de exercer atividades públicas e enfrentasse punições mais severas. Entretanto, as sanções impostas ao funcionário público ficaram restritas a expulsão do partido. A política do filho único está em vigor na China desde o fim dos anos 70. As autoridades de Pequim estimam que a medida tenha ajudado a conter a explosão demográfica do país, evitando mais de 400 milhões de nascimentos. Em 2005, a população chinesa foi calculada em 1,307 bilhão de habitantes.

29 março 2007

Líder do U2 é homenageado por seu engajamento


O politicamente correto, Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, recebeu, nesta quinta-feira, o título de Cavaleiro Comandante da mais excelente Ordem do Império Britânico. O vocalista irlandês foi homenageado na casa do embaixador britânico em Dublin, David Raddaway. Bono, que não será tratado como "sir"- uma honraria destinada exclusivamente a cidadãos da comunidade britânica -, foi agraciado por conta do seu trabalho de combate à fome e à Aids na África. A militância do artista em prol das causas humanitárias já lhe rendeu homenagens patrocinadas anteriormente pelos governos francês e de Portugal. Em fevereiro do ano passado, o U2 se apresentou na América Latina. Durante dois dias, os fãs brasileiros da banda puderam testemunhar a performance do grupo, no estádio do Morumbi, em São Paulo.

23 março 2007

Editorial: Malabarismos que matam

Conhecer de perto as experiências exitosas do governo colombiano contra a violência é um gesto, acima de tudo, de humildade. A simples viagem do governador Sérgio Cabral ao país vizinho não significa, obrigatoriamente que, num passe de mágica, a criminalidade no Rio de Janeiro irá desaparecer; tampouco fará com que as estatísticas de vítimas produzidas por balas perdidas despenquem. A ida à Colômbia do governador e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, revela, porém, o reconhecimento de que algo tem que ser feito de imediato em favor da população fluminense. Qualquer iniciativa nesse sentido, ensinam os colombianos, tem que ser conjunta, unificada e permanente. Chega de malabarismos episódicos. O esforço pela busca da paz não cabe somente a este ou aquele governo. Esta é uma cruzada de todos nós, sobretudo, dos homens públicos. O povo do Rio de Janeiro aguarda com ansiedade os reflexos dessa viagem.

22 março 2007

Apagão de consciência

Os nomes dos 308 deputados federais que irresponsavelmente votaram contra a instalação de uma CPI na Câmara para apurar as causas do chamado "apagão aéreo" deveriam ser incluídos eternamente nas listas de espera das companhias aéreas. As mesmas que vivem submetendo o povo brasileiro aos maiores sofrimentos nos aeroportos do país desde o ano passado. O governo conseguiu o que queria, ou seja, ocultar as verdadeiras causas que fizeram do Brasil um dos países mais atrasados em termos de infra-estrutura aeroportuária e de controle do espaço aéreo.

21 março 2007

Gol de consciência

Elogiável o engajamento de Romário em defesa das crianças com síndrome de Down. A presença do jogador no Senado, acompanhado da mulher e da filha Ivy (portadora da doença), mobilizou o Congresso. É bem da verdade que tinha muita gente mais interessada em ver o craque de perto e conseguir um autógrafo do que pela adesão à causa em si. Conforme disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, um dos gols mais importantes do "peixe". Tão importante quanto o iminente miléssimo gol do craque, que alguns poucos insistem em contestar. Salve Romário!

20 março 2007

Heróis de verdade

Nosso presidente da República é mesmo imbatível. Chamar os usineiros, grandes senhores do engenho, de "heróis", chega a ser um insulto. Os heróis para o presidente são os mesmos senhores da terra que durante anos amealham fortunas explorando o trabalho escravo, de gente humilde, incansável que, por absoluta necessidade de subsistência, tem que levantar às 3h da madrugada para cortar cana-de-açúcar até o sol se pôr. Na maioria das vezes vivem em condições desumanas, sem direito a nenhuma garantia trabalhista e acompanhados de crianças, que se juntam aos adultos para ajudar na engorda da renda familiar. No tempo em que criança lia gibi, os heróis eram outros.

Papéis inflamáveis

Merece uma profunda investigação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a notícia de que a venda, esta semana, do Grupo Ipiranga para o consórcio formado pela Petrobrás, a Brasken e o Grupo Ultra beneficiou um seleto grupo que tem por hábito aplicar na Bovespa. A listagem desses CPFs já está com as autoridades encarregadas da investigação, subordinadas ao Ministério da Fazenda. A suspeita surgiu após a publicação de notícias de que os papéis do Grupo Ipiranga estavam em queda na sexta-feira e, mesmo assim, registrou um interesse pouco comum no arriscado mercado financeiro. O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, membro da família que deteve por décadas o controle acionário do Grupo Ipiranga, já se apressou em desmentir qualquer insinuação nesse sentido. Segundo ele, as negociações se desenvolveram durante o fim de semana, sob o mais absoluto sigilo. Mesmo assim torna-se imperiosa uma manifestação da CVM.

19 março 2007

A opção do Galo

Afora a questão salarial, a opção feita por Zico, que surpreendeu há um ano ao trocar a disciplina e a idolatria japonesas pelo desconhecido futebol turco, tem uma explicação. O Fenerbahçe, clube dirigido pelo eterno ídolo rubro-negro, tem como meta se tornar, em dez anos, uma potência do futebol europeu, a exemplo de clubes, como Barcelona, Milan, Benfica, Real Madri e Manchester United. A equipe conta com jogadores experientes, entre eles, o zagueiro uruguaio Lugano, ex-São Paulo, e ainda três brasileiros: o meio-campo Alex - ex-Cruzeiro e Palmeiras -; o zagueiro Edu Dracena - ex-Cruzeiro - e o atacante David, ex-Corínthians. Sabedores da paixão que o clube desperta, seus dirigentes montaram um ambicioso projeto. Internamente, o Fenerbahçe divide com o Galatasaray - campeão da Uefa em 2000 - a paixão dos turcos pelo futebol. O clube tem um moderno estádio de futebol, um centro de treinamento de destaque, além de museu e uma equipe competitiva, que vem sendo reforçada a cada temporada.

14 março 2007

CCJ apóia fundo de combate à violência

A Comissão de Constitução e Justiça do Senado aprovou hoje parecer em favor da criação do Fundo de Combate à Violência e apoio às vítimas da criminalidade. Os recursos para a manutenção do fundo virão dos bens confiscados pela União com traficantes de drogas, envolvidos em crimes de lavagem de dinheiro e contrabando. A emenda agora será submetida ao Plenário e, se passar, segue para a apreciação da Câmara dos Deputados.

Speed Racer na telona

O filme baseado no clássico desenho animado "Speed Racer" já tem uma data de lançamento confirmada: 9 de maio de 2008, duas semanas antes do que tinha sido previamente anunciado. A idéia é fazer um lançamento simultâneo em diversos países. O anúncio foi feito por Dan Fellman, presidente de distribuição doméstica da Warner Bros. Pictures, e Veronika Kwan-Rubinek, presidente de distribuição internacional.

09 março 2007

Covardia

Covardia, crueldade, insanidade. Essas são algumas das variadas definições para a emboscada promovida por traficantes, que resultou na morte de dois PMs do batalhão de Rocha Miranda, na madrugada de hoje, em Irajá. Surpreendidos no interior da viatura, os policiais sequer tiveram tempo de reagir. As autoridades têm o dever de identificar e capturar os responsáveis e levá-los às barras da justiça. A sociedade e as famílias exigem isso.

Etanol e o Big Brother

A propósito da agenda da visita do presidente George W. Bush ao Brasil e mais quatro países da América Latina para fazer política: Bush veio tentar frear a influência que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, vem conquistando na região. Ele aproveitou a viagem para conhecer a valorizada indústria brasileira do álcool. É a tal história: filho bonito todo mundo quer ser pai. Em tempo: não confundir etanol com endemol, que é o nome da TV holandesa, detentora de grande prestígio na Europa, por conta da criação do formato original do canhão de audiência que atende pelo nome de "Big Brother".

Novas regras para o encerramento de contas

O sistema financeiro sempre foi o algoz da classe média, especialmente os bancos, que ano após ano engordam suas fortunas com lucros estratosféricos. A partir de agora, as regras para o encerramento de contas correntes e de poupança vão mudar. Isso por causa do recorrente número de reclamações formuladas pelos correntistas à Federação Nacional dos Bancos (Febraban). A medida não será colocada em prática de imediato - os bancos têm até o final do ano para se adequarem as novas exigências. Entretanto, de acordo com as novas recomendações, na data do pedido de fechamento, a instituição financeira deve fornecer um demonstrativo de tudo o que o cliente ainda precisa pagar ao banco no futuro - como impostos taxas e débitos automáticos - e o cliente deverá deixar com o banco o dinheiro suficiente para pagar todas as dívidas. Até que tudo seja pago, a conta permanecerá aberta. Os pedidos formulados pelos clientes, segundo as novas regras, poderão ser feitos por carta, e-mail e não mais com a presença física do correntista na agência. A medida deve contribuir para evitar casos em que os correntistas não movimentam a conta e, anos depois, são surpreendidos com dívidas geradas por taxas e juros exorbitantes.

07 março 2007

Testosterona em alta

"Sexo é uma coisa que quase todo mundo gosta e é uma necessidade orgânica". Frase cunhada pelo presidente Lula durante lançamento da campanha, no Rio, de incentivo ao uso de camisinha.

Cadê a GM

Alguém precisa avisar aos guardas municipais que trabalham ao redor do Maracanã, para que orientem os turistas que desembarcam dos ônibus para fazer fotos junto à estátua do Beline, para que se mantenham fora da faixa da ciclovia que circunda o estádio. Se não bastassem os casos de assalto que infelizmente vitimam nossos visitantes, não demora e vai ter "gringo" voltando para casa machucado, após ser atropelado pelos ciclistas.

Bush em São Paulo

A presença amanhã do presidente George W. Bush em São Paulo promete mudar a já caótica vida do paulistano. Bush aterrisa às 17h, no aeroporto de Cumbica, a bordo do Air Force One, e volta para o seu país - graças a Deus! - no dia seguinte, no mesmo horário. A permanência do presidente americano na capital paulista promete causar inúmeros transtornos e alterar a rotina de empresas e escritórios que funcionam na rua do hotel onde a comitiva americana ficará hospedada. Para se ter uma idéia, empresas e escritórios distribuíram circulares aos seus empregados fazendo uma série de recomendações por conta do forte aparato de segurança montado durante a estada de Bush. Algumas empresas optaram por dar dois dias de férias coletivas aos seus empregados, outras recomendaram que seus empregados trabalhem em casa, enquanto outras simplesmente alteraram os horários de entrada e saída por conta das restrições de circulação. Ou seja, de positiva somente o nome da agenda que Bush pretende discutir com o seu colega Luiz Inácio Lula da Silva.

Senado endurece contra o crime

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, nesta quarta-feira, duas importantes medidas. A primeira delas refere-se aos presos que insistem em usar celulares da cadeira. A partir de agora, os diretores ou funcionários de presídios também serão responsabilizados com pena de detenção, que pode variar de três meses a um ano. A segunda envolve a chamada progressão de regime, o dispositivo legal que permite ao preso migrar do regime fechado para o semi-aberto ou aberto. A CCJ ratificou decisão da Câmara, que aumentou de 3/5 para 2/5 o direito à progressão para os presos acusados de crimes hediondos. No caso de reincidência, eles só poderão reivindicar o benefício após cumprir 3/5 da pena e não mais a metade. Os senadores, entretanto, adiaram a votação do projeto que regulamenta criação do fundo de assistência às vítimas da violência e o que dispõe sobre a delação premiada - que prevê a redução de pena para o preso que auxiliar as autoridades na elucidação de crimes.

05 março 2007

Exercício de cidadania

A casa do deputado federal, João Paulo Cunha (PT-SP), foi assaltada neste fim de semana em Osasco, São Paulo. Os ladrões fugiram levando artigos eletrônicos. O ex-presidente da Câmara não estava em casa mas, ao contrário do ministro Guido Mantega, se apressou em comparecer à delegacia, no domingo à tarde, para registrar o furto. Cunha correu e fez aquilo que todo cidadão deve fazer, ou seja, notificou a polícia. Cumpriu seu dever de cidadão acima de tudo.

Mulher que reage

O número de casos de violência contra a mulher no Rio aumentou 12% em 2006 com relação ao ano anterior. De janeiro a dezembro do ano passado foram notificadas 36 mil ocorrências nas delegacias do estado, 4 mil a mais do que o número verificado em 2005. A coordenadora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, delegada Inamara Costa, explica que o fato de os registros terem aumentado não significa necessariamente que as agressões contra a mulher recrudesceram no estado. O aumento pode representar uma mudança de atitude das mulheres. Num passado recente, sustenta Costa, por constrangimento ou incredulidade, elas preferiam o silêncio a ter que denunciar os seus algozes às autoridades. Hoje, com as campanhas de conscientização em curso, as mulheres se sentem estimuladas a comparecer às repartições policiais para denunciar as agressões impostas por seus atuais ou ex-parceiros.

04 março 2007

O freguês tem sempre razão

No Mercadão de Madureira, berço do samba e tradicional ponto de comércio popular do Rio, flamenguista tem desconto.

Folia de sangue

Morreu neste domingo (4) Deise Ramos Santos, 21 anos, que foi baleada na segunda-feira de carnaval, no circuito Barra-Ondina, em Salvador (Bahia). Ela estava internada em estado grave no Hospital Roberto Santos, na capital baiana. Deise Ramos Santos foi baleada no meio do bloco Pipocão, de Carlinhos Brown, que circulou sem cordas pelo circuito Dodô (Barra-Ondina). João Mário, de 24 anos, que estava com ela, foi atingido por dois tiros na cabeça e morreu assim que chegou ao hospital. Enquanto isso, no Planalto, a violência urbana, essa que mata, que causa mortes prematuras diariamente, é encarada por altas autoridades como "uma questão de sobrevivência".

03 março 2007

Falso seqüestro faz mais uma vítima

Morreu neste sábado (3), em São Luís, no Maranhão, uma mulher de 80 anos que teve problemas de saúde depois que passou a receber ameaças de sequestradores. Maria Martins Bringel recebeu um telefonema de homens que diziam ter sequestrado a neta dela, de 16 anos, há um mês. Este é o terceiro caso de morte provocado pelo mesmo tipo de trote. Se as autoridades prisionais não conseguem controlar os seus presos na cadeia, que passam horas ameaçando as pesoas de posse de celulares, o que dirá dos bandidos que estão no lado de fora. Quem vai pará-los?

02 março 2007

Jovem baleada pode ficar para paraplégica

A estudante Priscila Aprigio, de 13 anos, baleada em meio a uma troca de tiros durante um assalto esta semana a um banco, na Zona Sul de São Paulo, está sem movimento e sensibilidade nas pernas. Segundo os médicos, Priscila recuperou a consciência, mas eles ainda não têm como garantir se ela poderá voltar a andar. Enquanto isso, o nosso ilustre presidente da República continua a nos insultar com sua verborragia, ao afirmar que a violência no Brasil "é uma questão de sobrevivência".

01 março 2007

Troféu limão

Em favor do futebol, alguém tem que sugerir à esposa do técnico Emerson Leão, do Corínthians, para que troque a calça jeans pela camisola na hora de dormir. O ex-goleiro da seleção já agarrou o troféu limão deste ano e não admite dividi-lo com mais ninguém.

Parabéns Rio de Janeiro

O futebol e suas contradições

Em que pese a sonora goleada (6 X 0) que o Fluminense impôs ontem a sofrível equipe da Adesg, do Acre, no Maracanã, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil, quem mais trabalhou foi o médico tricolor. Explica-se: por falta de recursos, a Adesg deixou de fora da delegação que viajou ao Rio de Janeiro o médico do clube. Por esta razão, o departamento médico do Fluminense se colocou à disposição para prestar atendimento aos atletas da equipe adversária durante a partida. E não foram poucas as vezes que ele teve de ser acionado. Fundada em 26 de Janeiro de 1982, a Associação Desportiva Senador Guiomard, ou ADESG, representa a cidade de Senador Guiomard, município com pouco mais de 20 mil habitantes. Por ter conquistado o título de campeão estadual em 2006, o time acreano, que tem no seu elenco atletas de nome Zico e Japão, garantiu o direito de disputar a primeira fase da Copa do Brasil. O nome do clube é um tributo ao senador José Guiomard dos Santos, autor da lei 4070, de 15 de junho de 1962, que transformou o território do Acre em Estado.

27 fevereiro 2007

A verdadeira face da polícia

Vem aí uma pesquisa inédita encomendada ao IBGE pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O estudo vai mostrar o grau de eficiência policial em cada região do país; promete explicar o que leva as pessoas, a exemplo do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a rejeitarem o comparecimento a uma repartição policial para fazer um registro; espera explicar a imagem real que a polícia detém junto à população. Enfim, a pesquisa, ao mesmo tempo que se mostra interessante ferramenta às autoridades, promete deixar muito secretário de Segurança de cabelo em pé com as possíveis conclusões extraídas pelos técnicos do IBGE. Ou alguém ainda duvida sobre o que pensa o cidadão brasileiro sobre a sua polícia?

The Oscar goes to

Cara-de-pau esse empresário de Brasília, de nome José Farani, dono da suntuosa e bem freqüentada Academia de tênis. Nove em cada dez abastados que moram ou que ficam zanzando pelos corredores do poder no Planalto já passaram por lá com ou sem raquetes. Ou seja. Farani, do alto dos seus 79 anos, é o que se pode chamar de um cara bem vivido, bem relacionado, acostumado a pegar no pesado desde cedo. Para escapar das garras afiadas do Leão, "Fará", como costuma ser chamado por aqueles que querem lhe parecer íntimos, conseguiu do governo autorização que lhe credenciava como "cappo" de uma entidade filantrópica, sem nenhum fim lucrativo. Negócio de causa nobre. Ocorre que de boas intenções o inferno está abarrotado. "Fará", segundo as autoridades, sonegou, entre 92 e 95, algo em torno de R$ 7 milhões. Resumo da ópera: "Fará" acabou preso nesta segunda-feira, após ter sido condenado a quatro anos de prisão. Não deve ficar muito tempo, derrota de um set só, mas que enfraqueceu, isso não resta dúvida.

PIB: só ganhamos do Haiti.

O IBGE divulgará na próxima quarta-feira uma má notícia. Refere-se ao resultado do PIB no ano de 2006. Ficará abaixo de 3%. Segundo as perspectivas dos agentes do mercado financeiro, divulgadas nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central, a economia brasileira cresceu no ano passado só 2,7%. Uma previsão muito próxima da que foi feita pela Cepal: 2,8%. Seja 2,7% ou 2,8%, o desempenho do PIB brasileiro voltará a ocupar posição constrangedora no ranking das economias latino-americanas. Superará apenas o desempenho do Haiti (2,5%). Ficará muito atrás da República Dominicana (10,7%), da Venezuela (10,3%), da Argentina (8,5%), do Uruguai (7,3%) e até do Paraguai (4%).


Fonte: Blog do Josias de Souza

Lucro da Caixa bate recorde em 2006

O lucro líquido da Caixa Econômica Federal (CEF) cresceu 15,46% em 2006, passando de R$ 2,07 bilhões em 2005 para R$ 2,39 bilhões no ano passado. Trata-se do melhor resultado da história da instituição, segundo sua assessoria.Os R$ 2,39 bilhões são, também, o terceiro maior lucro entre os bancos brasileiros que já divulgaram seus números consolidades de 2006, atrás apenas do Bradesco (que registrou lucro de R$ 5,054 bilhões no ano passado), e Itaú (R$ 4,31 bilhões). O Banco do Brasil, maior instituição financeira do país, ainda não divulgou seus resultados.Os números da CEF em 2006 superaram os do ABN Amro Real (com R$ 2,048 bilhões de lucro), do Unibanco (R$ 1,75 bilhão) e do Santander Banespa (R$ 1,26 bilhão).Segundo a CEF, parte expressiva do lucro (no montante de R$ 1,146 bilhão), é destinada ao Tesouro Nacional a título de dividendos e juros sobre capital próprio.O saldo das operações de crédito da Caixa cresceu 23% no ano, enquanto as receitas dessas operações subiram 19%. Segundo a instituição, isso significa que o "spread" médio (diferença entre as taxas de captação de recursos do banco e os juros cobrados) dos empréstimos caiu no ano passado, beneficiando os clientes. Em 2006, a CAIXA concedeu R$ 45,649 bilhões em crédito comercial, volume 30,1% superior aos R$ 37,195 bilhões de 2005.

Fonte: UOL

Senador denuncia fraude em loterias da Caixa

O senador tucano Álvaro Dias (PR) denunciou, nesta segunda-feira, a prática de lavagem de dinheiro nas loterias da Caixa Econômica Federal. As fraudes podem chegar a R$ 32 milhões, segundo informou a assessoria do senador. Dias afirma se basear em um relatório sigiloso do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do Ministério da Fazenda. O Coaf não confirmou a existência do documento. Espera-se um pronunciamento oficial do órgão nesta terça-feira (27). O senador garantiu que as fraudes ocorreram entre 1998 e 2006 e envolveram 75 pessoas, inclusive servidores da Caixa. Segundo ele, a fraude ocorre na troca do pagamento de bilhetes premiados. Funcionários da Caixa seriam intermediários do esquema, de acordo com o senador. Os servidores da Caixa atuariam avisando os interessados em lavar dinheiro sobre ganhadores que comparecem às agências para sacar seus respectivos prêmios. Os criminosos depositam o valor do prêmio, que é sacado pelo vencedor da loteria sem que seja dada baixa no sistema. O sistema de loterias só é informado quando o fraudador faz o saque, como se fosse ele o verdadeiro ganhador. Em muitos casos, os valores sacados variavam de R$ 100 mil a R$ 300 mil.

Fonte: G1

25 fevereiro 2007

Fé no ministro

Quando a violência urbana bate à porta de pessoas públicas, das autoridades, surge um fio de esperança de que algo de fato possa ser feito para tentar mudar o quadro de insegurança que atinge a todos nós. O assalto sofrido na terça-feira de carnaval pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e família, num sítio de um amigo, em Ibiúna, em São Paulo, demonstra que ninguém está imune à violência. Em que pese o ministro ter dado um péssimo exemplo de cidadania - ele não procurou nenhuma repartição policial para registrar o ocorrido -, muito embora diga o contrário, o homem tem cacife no governo Lula para intervir, pedir, exigir por melhorias. Aguardemos a redenção do Excelentíssimo senhor ministro. O carnaval acabou e o ano de 2007 começou efetivamente ontem.

22 fevereiro 2007

Campeã e vice do Rio são da Baixada Fluminense

As duas primeiras escolas de samba melhor colocadas no desfile do Rio de Janeiro são da Baixada Fluminense. A Beija-Flor, a grande campeã, nasceu em Nilópolis, mas cruzou o Atlântico com destino à África para buscar inspiração para o seu carnaval. A Grande Rio, de Duque de Caxias, optou por esquadrinhar a história de sua cidade para contá-la no Sambódromo.

17 fevereiro 2007

Já é Carnaval

O Carnaval começou. Aguardada com grande expectativa em todo o país, a folia já toma conta das ruas, praças, avenidas e passarelas. Época em que os brasileiros deixam de lado suas mazelas cotidianas ao menos por quatro dias - na Bahia esse tempo está mais para o horário de verão - para cair no samba ou se deixar levar pelo frevo, afoxé, timbalada, enfim. Num país que abriga diversidades culturais tão grandes, o importante é se divertir, muito embora há quem fuja da festa para descansar. Este blogguer torce para que a alegria prevaleça sobre a violência, seja ela na sua forma mais comum ou a do trânsito, causada, principalmente, pela ingestão de bebidas alcoólicas. Nunca é demais prevenir. Se beber, não dirija. Se transar, use camisinha.

15 fevereiro 2007

Falso seqüestro faz sua primeira vítima

A extorsão por telefone, o chamado falso seqüestro, aquele tipo de crime que os criminosos ligam para a casa das pessoas - preferencialmente de madrugada - afirmando terem seqüestrado um parente próximo, geralmente filhos, maridos ou esposas, fez a primeira vítima que se tem notícia: a dona-de-casa Márcia Mendes de Barros, de 67 anos, morreu, na segunda-feira (dia 12), em conseqüência de um infarto, após atender em casa uma ligação na qual o interlocutor anunciava o seqüestro do seu filho. A vítima, que morava em em São Caetano do Sul, no ABC paulista, não resistiu ao susto e morreu em casa. Essa modalidade de crime tomou uma proporção tão grande no país, que tem mobilizado as autoridades policiais de Norte a Sul, sendo, inclusive, destaque de capa da Revista Veja desta semana. Na maioria das vezes, as ligações ameaçadoras têm origem nos presídios, onde os bandidos no ócio e de posse de telefones celulares, escolhem um número de telefone aleatoriamente para tentar aplicar o golpe. A polícia recomenda, primeiramente, que as pessoas procurem se manter calmas, para saber de fato se o parente supostamente seqüestrado está em poder dos criminosos. A primeira coisa que se deve exigir dos bandidos é uma prova de vida da suposta vítima: fazer com que o criminoso revele o nome do seqüestrado, sua idade, profissão ou descrição física. A se confirmar essas informações, o segundo passo é exigir do seqüestrador que ele obtenha junto à vítima a resposta a uma pergunta que somente o parente saberia responder. Ex: nome da escola onde cursou o ensino fundamental; local onde a família passou as últimas férias; nome do primeiro animal de estimação da família etc.

Bom senso

Difícil imaginar como razoável a postura das entidades internacionais que comandam o futebol diante do que se viu ontem em Potosí, na Bolívia. O que se viu foi desumano. O Flamengo, que disputa a fase de grupos da Copa Libertadores, arrancou um empate contra a equipe local. O jogo foi uma disputa contra dois adversários: o Real Potosí e o ar rarefeito. A cidade de Potosí, que fica a quase 4 mil metros de altitude, não oferece a menor condição para a prática não somente do futebol, mas de qualquer atividade esportiva. Melhor fez a Federação Internacional de Tênis, que decidiu proibir a realização de qualquer competição do esporte em cidades de altitude elevada. Os jogadores do Flamengo caíam em campo durante o segundo tempo por absoluta incapacidade de respirar. Não há preparação ou treinamento capazes de fazer com que um ser humano, habituado a viver ao nível do mar, consiga superar os efeitos, tais como náuseas, sangramento, tonteiras, causados pela falta de oxigênio. A FIFA e a Confederação Sulamericana de Futebol deveriam rever suas posições não somente pelo bem do futebol, mas por uma questão de bom senso.

14 fevereiro 2007

O circo e o futebol

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro passa por um momento que se repetiu por várias vezes ao longo de sua história: brigas, disputas, contestações, ameaças etc. Um delegado de polícia nomeado interventor pela Justiça, que resolve jogar a toalha após se ver acuado; uma eleição que não tem nenhuma representatividade, comandada por um dirigente de futebol - outrora deputado - que se diz dono da entidade. Para ficar original, a Federação bem que podia iniciar a cobrança de ingressos para o público assistir as suas assembléias. Nada mais justo. Só falta montarem a lona e o picadeiro, uma vez que os artistas já estão presentes.

13 fevereiro 2007

O petróleo é nosso

A Petrobrás registrou um lucro líquido recorde: coisa de quase R$ 26 Bilhões. A empresa brasileira anunciou que obteve lucro recorde de R$ 25,9 bilhões no ano passado, o que representa alta de 9% em relação a 2005 (R$ 23,7 bilhões). Nos nove primeiros meses do ano os ganhos haviam atingido R$ 20,7 bilhões. O lucro do quarto trimestre alcançou R$ 5,2 bilhões, uma redução de 27% em relação ao terceiro trimestre. Segundo a Petrobras, o resultado foi prejudicado pela queda dos preços do petróleo no mercado internacional, que tiveram uma redução média de preços de 14%.

12 fevereiro 2007

O Maraca é nosso e a Copa dos outros



A imagem foi feita esta semana na China, visando a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Mas se o Brasil quer realmente sediar uma Copa do Mundo em 2014, bem que poderia deixar de lado o saudosismo e partir para a realização de um projeto real, moderno, sintonizado com as exigências impostas pela FIFA no caderno de encargos. O Maracanã é nosso, é verdade, mas que fique guardado na lembrança de cada amante do futebol. O seu tempo passou.

30 janeiro 2007

Saddam Husseim não morreu



A história nos remete ao suposto suicídio do megalomaníaco nazista Adolph Hitler e de sua mulher, Eva Braum, quando da invasão de Berlim pelas tropas russas. O ditador iraquiano, Saddam Hussein, não morreu executado na forca, conforme quiseram fazer crer diante do mundo. Tese levantada por um jornalista egípicio - ver texto abaixo - e comprovada por este humilde blogueiro comprova a farsa. Humilhado diante do mundo ao ser localizado num buraco pelo Exército americano, Saddam se refugiou na América Latina, a exemplo do que fizeram nos anos 40 alguns dos mais proeminentes oficiais nazistas, que se juntaram a Hitler em sua insanidade de dominar o mundo. Há duas semanas, Saddam Hussein foi localizado na Praia da Ferradura, no balneário de Búzios. Sozinho e sem o habitual séquito que o acompanhava, o ex-ditador, visivelmente mais magro, trazia somente uma muda de roupas. O flagrante demorou a ser publicado, até que fossem esgotadas todas as investigações que acabaram por comprovar a presença do ex-ditador iraquiano, responsável pelo massacre de milhares de curdos e de opositores ao seu governo.


30/1/2007 12:55:00

Egípcio sustenta que Saddam não foi morto


Um jornalista egípcio sustenta que o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein não foi executado na forca. As imagens de vídeo da suposta execução de Saddam, que vazaram para a Internet, mostrariam um sósia. A teoria do jornalista egípcio Anis Al-Daghidi foi divulgada no livro "Saddam não foi executado e Uday e Orsay não foram assassinados. As mentiras dos EUA". Ele afirma que Saddam nunca foi capturado pelos EUA. No julgamento de Saddam e seus colaboradores, que durou quase dois anos, quem teria comparecido seria o sósia Mikhail Ramadhan, cujo nome real é Makhluf Ramadhan. O principal argumento do jornalista seria uma marca de nascença no rosto do cadáver mostrado no vídeo, que Saddam Hussein não teria, segundo o jornal oficial do Egito Al-Gumhouriyya, que nega a teoria. Al-Daghidi também sustenta que os dois filhos de Saddam Uday e Orsay não foram mortos após a invasão do Iraque. (As informações são do portal Terra)

Desvendado o mistério


O personagem atravessa séculos. Todo mundo sempre falou dele, com ódio ou com boas lembranças. Figura antiga, que carrega consigo um pouco de glamour e mistério. Este blogguer resolveu sair em campo para apurar e, finalmente, descobriu. O Ricardão existe.

29 janeiro 2007

Buraco do Metrô/SP vai enterrar mais gente

Encerradas as escavações em buscas de vítimas do desabamento do Metrô paulista, começam a cheirar mal a relações envolvendo diretores do Metrô de São Paulo, prepostos do Governo do Estado - desde a época da administração de Geraldo Alckmin - e as empreiteiras responsáveis por tocar a obra. Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo, o MP paulista vem esquadrinhando tais relações.
Leia abaixo

"Fiscal da linha 4 é acusado de ligação com empreiteira"


ALENCAR IZIDORO, da Folha de S.Paulo

"O gerente de construção da linha 4 do metrô de São Paulo, Marco Antonio Buoncompagno, é processado sob a acusação de ter participado de um esquema ilegal de contratações públicas em parceria com uma empreiteira do Consórcio Via Amarela --cujos trabalhos hoje ele é encarregado de fiscalizar.A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Estadual e ainda não foi julgada --está em fase de perícia.Nomeado na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para controlar a obra que provocou a maior tragédia da história do Metrô, Buoncompagno, para a Promotoria, foi "favorecido" pela Andrade Gutierrez nos anos 90.Cargo de confiança de Luiz Carlos Frayze David, presidente do Metrô na gestão de Alckmin e mantido na de José Serra (PSDB), Buoncompagno comanda os trabalhos de "gerenciamento e de fiscalização" da construção da linha 4. Isso significa que passam por ele quase todas as decisões do Estado em relação à obra.A ação tramita desde 1992. O Ministério Público Estadual diz que Buoncompagno e a Andrade Gutierrez atuaram num esquema que teria levado ao enriquecimento de Antonio Sergio Fernandes, ex-presidente do Metrô no governo Orestes Quércia (PMDB).Segundo a acusação, as construtoras Andrade Gutierrez e Mendes Jr. eram beneficiadas por aditivos contratuais irregulares do Metrô no começo dos anos 90, para que repassassem parte dos serviços à Engemab, empresa de engenharia criada por Buoncompagno em 1989.Amigo de Fernandes, Buoncompagno, em troca, construiria, sem cobrar, as casas de alto padrão em Alphaville (Grande São Paulo) do então presidente do Metrô e de outros auxiliares, segundo a Promotoria.Ela classifica a estratégia de "ardil" e afirma que os aditivos contratuais de até 46,5% foram "atos viciados contraídos pelas empreiteiras-rés [Andrade Gutierrez e Mendes Jr.] e sua subempreiteira [Engemab], com sócios [Buoncompagno] incestuosamente vinculados ao ex-presidente do Metrô".

Carnaval antes da hora

O interesse crescente do público em assistir aos ensaios das escolas de samba do Grupo Especial nos fins de semana, no Sambódromo, já deveria ter feito com que as autoridades se moblizassem, a fim de evitar problemas decorrentes da falta de policiamento e de assistência médica. Somente neste domingo, quando Mangueira e Beija Flor evoluíram na pista, cerca de 60 mil pessoas estiveram na Passarela do Samba. Quem lá esteve reclamou da falta de limpeza, de policiamento nos arredores e da inexistência de placas indicando a localização do posto de saúde. Ao contrário de algumas cidades do Nordeste, o Rio não tem tradição de promover carnavais antes da hora. Com a palavra, o prefeito Cesar Maia e o governador Sergio Cabral.

25 janeiro 2007

Tom Jobim

Se vivo estivesse, Tom Jobim completaria 80 anos hoje. Em oito décadas muito se constrói, muita coisa muda. Mas iguais a Tom, poucos surgem.

Papel em alta

Na bolsa de apostas para ver quem será o destaque do Camponato Carioca, o atacante Valdir Papel, do Madureira, saiu na frente, deixando para trás jogadores como o meia Carlos Alberto, do Fluminense, e o argentino Darío Conca, do Vasco. O jogador, dispensado pelo clube de São Januário, após ter sido expulso na final da Copa do Brasil contra o Flamengo, marcou dois belos gols no Maracanã contra o Botafogo, nesta quarta-feira, durante a estréia das duas equipes na competição.

24 janeiro 2007

A tecnologia em favor do torcedor

Computador mais barato e ingressos do futebol mais caros. O jeito é torcer pelo time do coração pela Internet.

Maracanã: campanha para desestimular vândalos

O secretário de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou nesta terça-feira, na véspera da primeira rodada do Campeonato Carioca, a campanha "O Maraca é seu, o Maraca é nosso, cuide bem dele". A intenção do governo do estado e da Suderj é conscientizar os torcedores para que preservem o Maracanã. Segundo Paes, o vandalismo é freqüente em todos os jogos. "Após cada partida, em média a Suderj precisa trocar cerca de 200 cadeiras que são destruídas. Isso precisa acabar", disse o secretário. Para estrelar a campanha, os nomes mais famosos do futebol carioca ajudaram gravando comerciais. Morais, do Vasco, aparece cortando a grama do estádio, enquanto Carlos Alberto, do Flu, cuida dos refletores, Souza, do Flamengo, limpa os corredores e Dodô, do Botafogo, conserta as cadeiras.

Fonte: O DIA

23 janeiro 2007

Sul-Americano Sub-20: Pequim cada vez mais distante

A Seleção Brasileira enfrenta a do Uruguai, nesta terça-feira, dia 23, às 23h (de Brasília), em Assunção, no Paraguai, pelo hexagonal decisivo do Sul-Americano Sub-20. Em quarto lugar na classificação, com apenas dois pontos, os brasileiros terão que se superar para vencer o Uruguai, líder do grupo com seis pontos em dois jogos. A tarefa de se classificar para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, parece cada vez mais difícil, sobretudo, porque a equipe vem apresentando um futebol pouco convincente e em razão dos defalques causados pelas agressões ao juiz colombiano que apitou Brasil 2 X 2 Chile, no domingo.

A FOTO


Uma boa imagem dispensa palavras. A foto ao lado é um exemplo clássico disso. Em Franca, no interior de São Paulo, Gabriel Marcos Campos, de 7 anos, caiu num reservatório de água de aproximadamente 4 metros de profundidade. Resgatado pela própria mãe, Maria Jeronima Campos, o menino passa bem. O desespero retratado nos rostos de mãe e filho é um raro flagrante captado pela lente do fotógrafo da AGÊNCIA ESTADO.

17 janeiro 2007

Querem botar o torcedor para correr

Se não bastassem a violência dentro e nos arredores dos estádios, o horário perverso dos jogos - a maioria deles tarde da noite, para atender aos interesses das emissoras de TV - e ainda a precariedade do transporte coletivo, o torcedor que resolver prestigiar os jogos do seu clube durante o Campeonato Carioca deste ano terá de desembolsar muito mais que a simples paixão pelo futebol. Numa decisão que surpreendeu a todos, os clubes resolveram, segundo garante a Federação Carioca de Futebol, aumentar o preço dos ingressos em 100%. Os bilhetes de arquibancada para os jogos do Maracanã passam dos habituais R$ 15, cobrados no ano passado, para R$ 30. E a meia-entrada, para estudantes, custará agora R$ 15. Os ingressos para as cadeiras foram fixados em R$ 20, enquanto as cadeiras especiais custarão R$ 100. Nas partidas disputadas em outros estádios que não o Maracanã, as entradas normais sairão por R$ 20 e R$ 10 para a meia-entrada. Resta saber se os clubes, em que pese as contratações que fizeram, vão melhorar a qualidade dos jogos apresentados para o torcedor. A julgar pelo ano que passou, as perspectivas não são das melhores.

06 janeiro 2007

Decisão acertada, porém, tardia

Acordo entre os governos estadual e federal permitiu, na sexta-feira, a transferência imediata de 12 presos antes confinados em Bangu 1 e apontados como chefes de facções criminosas para o presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Avião da FAB transportou os criminosos. Grupo agora se juntará a Fernandinho Beira-Mar. A notícia alvissareira de certa forma surpreende pela rapidez com que foi tomada. O isolamento dos líderes do crime em presídios que mantêm esquema de RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) é decisão elementar no combate ao crime. A única dúvida é a seguinte: por que isso não fora feito antes? A resposta seguramente passa pelo bom entendimento que o governador fluminense, Sérgio Cabral, tem procurado manter com o Planalto. Sendo assim, a população pode logo percebe o quanto as disputas políticas, mesquinhas, diga-se de passagem, se sobrepõem ao interesse público. A decisão acertada de isolar os líderes do crime chega tarde, muito tarde.

01 janeiro 2007

Discursos e manchetes

Tratar a onda de ataques cometidos por traficantes como terrorismo já é um avanço. Melhor será quando o nosso Congresso, impulsionado pela indignação social e pelos fatos, se sensibilizar quanto à necessidade urgente de votar as alterações do nosso velho e defasado Código Penal. O resto é blá-blá. Imaginar que a Força Nacional de Segurança desembarcará por aqui com a solução dos problemas na bagagem é ingenuidade. A Força Nacional poderá agir em sintonia e sob o comando da Polícia Militar fluminense, essa sim detentora de fato da experiência e da estratégia mais adequadas para operar em solo hostil. A promoção de segurança pública pressupõe a existência de recursos, experiência e conhecimento. Discursos só servem para a criação das manchetes de primeira página. E a nossa crônica policial já está saturada delas.

Propósito

Aqui sua opinião contribui para estimular e valorizar o debate.

Seguidores

Arquivo do blog